sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Compressão de Ficheiros

Os ficheiros de imagem são enormes, quando comparados com outros tipos de ficheiros. Por exemplo, ficheiros capturados por uma câmara de 12 megapíxeis, podem chegar aos 18 megabytes. Ao aumentar a resolução de uma imagem, aumenta também o tamanho do ficheiro. Para tornar os ficheiros de imagem mais pequenos e manejáveis, as câmaras digitais usam um processo chamado compressão.

Aqui são mostradas
duas versões da
mesma imagem.
A de cima é o ficheiro
JPEG original. A de baixo
mostra o que acontece
quando se grava uma
imagem várias vezes com
o parâmetro de menor
qualidade escolhido.
Cortesia de
webweaver.nu.
Durante a compressão, a informação que está duplicada ou que tem pouco valor é eliminada ou gravada de uma forma mais curta, reduzindo o tamanho do ficheiro. Por exemplo, se uma grande área de um céu tem o mesmo tom de azul, só é necessário gravar o valor para um único píxel, assim como a localização dos outros píxeis com a mesma cor. Quando a imagem é aberta num programa qualquer, o processo de compressão é invertido, dependendo da forma como foi usada a compressão: com ou sem perdas de informação.

• A compressão sem perdas de informação comprime uma imagem, de forma que, quando o processo é invertido, ao abrir a imagem, a sua qualidade é igual à da fonte original – nada foi perdido. Apesar de a compressão sem perdas de informação parecer ideal, o seu grau de compressão é baixo, pelo que as imagens permanecem bastante grandes. Por esta razão, este tipo de compressão só é usada nos ficheiros de maior qualidade, nomeadamente TIFF e RAW.

• A compressão com perdas de informação, é capaz de reduzir radicalmente o tamanho de um ficheiro. Todavia, este processo arrasta consigo algum grau de degradação da imagem, sendo que quanto mais um ficheiro é comprimido, mais degradado se torna. Em muitas situações, tais como a publicação de imagens na Web, ou na impressão de pequenas dimensões, a degradação da imagem não é óbvia. No entanto, se imã imagem for ampliada o suficiente, a degradação será apreciável. O formato que utiliza a compressão com perdas de informação é o JPEG, e muitas câmaras permitem escolher o grau de compressão. Por exemplo, a maioria das câmaras permite escolher compressões entre Fine (1:4), Normal (1:8) e Basic (1:16). Esta é uma característica importante, visto que há uma ordem inversa entre a compressão e a qualidade da imagem. O uso de uma compressão menor oferece imagens melhores, que podem ser impressas em formato maior.


Sem comentários: