terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Puffinus mauretanicus, Fura-bucho


Taxonomia
Aves, Procellariiformes, Procellaridae.

Tipo de ocorrência
Invernante.

Classificação
CRITICAMENTE EM PERIGO - CR (A3ce+4ce)
Fundamentação: A população mundial concentra-se exclusivamente nas ilhas Baleares (Espanha), pelo que na avaliação do estatuto em Portugal tomou-se como base as informações relativas a estas colónias. Foi registada uma redução muito acentuada nas colónias de nidificação, projectando-se uma redução populacional que possa ser superior a 80% nos próximos 54 anos, como resultado do declínio na qualidade do habitat e por efeito de predação por espécies introduzidas. Ao que tudo indica, a importância destas ameaças não parece ter diminuído.

Distribuição
Trata-se de uma espécie actualmente reconhecida como endémica das ilhas Baleares, embora no passado tenha sido considerada como uma subespécie de Puffinus puffinus, conjuntamente com a subespécie nominal e P.p. yelkouan. Fora da época de reprodução, concentram-se essencialmente no Golfo da Biscaia (Arcos & Oro 2003). Existem também observações de indivíduos no Sul da Noruega, Polónia, Bélgica, Holanda, Israel, Madeira e Cabo Verde (Cramp & Simmons 1977).

Em Portugal, é regular ao longo de toda a costa (Paterson 1997, Mayol-Serra et al. 2000).

População
Ao largo da costa portuguesa, há registos esporádicos de alguns milhares de indivíduos durante o Inverno (Paterson 1997, Mayol-Serra et al. 2000).

É uma espécie que em termos de estatuto de ameaça é, globalmente e a nível da Europa, considerada Criticamente em Perigo (IUCN 2004a, BirdLife International 2004).

A informação mais recente sugere uma população reprodutora de apenas 1.750-2.125 casais reprodutores (Arcos & Oro 2003); a estes valores deverá ser acrescentada uma fracção bastante expressiva de aves não-reprodutoras (constituída por indivíduos imaturos e adultos que não se reproduziram). Foi registado um declínio muito acentuado nas colónias de nidificação localizadas nas ilhas Baleares, estimado em ca. 7,6% por ano (Arcos & Oro 2003), projectando-se assim uma redução populacional muito superior a 50% em três gerações (cerca de 54 anos).

Habitat
Nidifica em pequenas ilhas e zonas costeiras, em cinco ilhas do arquipélago das Baleares.

À semelhança de outros Procellariiformes, ocupa tocas naturais e fendas nas rochas, em colónias onde ocorrem igualmente Hidrobatídeos e Cagarras Calonectris diomedea. Alimenta-se essencialmente de peixe, parecendo aproveitar rejeições de barcos de pesca, pelo menos durante parte do ano (referências em Arcos & Oro 2003).

Factores de Ameaça
A população nidificante é muito localizada, sendo por isso muito susceptível a predadores terrestres (designadamente ratos e gatos), também o crescimento urbanístico limita o habitat de nidificação disponível (Arcos & Oro 2003). As ameaças potenciais à população invernante incluem a morte em artes de pesca, que podem ter efeitos muito nefastos se envolveram aves adultas. À semelhança de outras aves marinhas, são naturalmente muito vulneráveis a poluição extensiva por hidrocarbonetos e à sobrepesca.

Medidas de Conservação
No sentido de minimizar os factores de ameaça, é recomendável a definição das áreas marinhas de ocorrência regular desta espécie, e nestas áreas efectuar uma avaliação das actividades de pesca potencialmente lesivas e um seguimento mais atento dos riscos de derrames de hidrocarbonetos.

in Livro Vermelho dos Vertebrados



Sem comentários: