quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Estruturas Lógicas no sistema FAT

Todos os vários sistemas de arquivos são constituídos de várias estruturas lógicas, que permitem ao sistema operativo gravar e localizar dados gravados no disco com a maior facilidade e velocidade possíveis. Estas estruturas são muito semelhantes na FAT 16 e FAT 32. Aliás, a única grande mudança entre os dois sistemas é que a FAT 32 usa 32 bits no endereçamento de cada cluster, ao invés de apenas 16.


Lembre-se que estas estruturas aplicam-se apenas ao sistema FAT, mais adiante veremos como são organizados os dados no NTFS do Windows NT e 2000 e no Ext2 do Linux.

O nome “estrutura lógica” foi dado porque todas as estruturas que explicarei agora são a nível de sistema operativo, ou seja, não alteram a estrutura física do disco (trilhas, sectores, cilindros, etc.), nem a maneira como a controladora do disco rígido o utilizará, mas apenas a maneira como o sistema operativo enxergará e utilizará o disco.


Como todas estas estruturas são criadas a nível lógico (software), não existe nenhum problema em reformatar um disco onde foi instalado o Windows 98, por exemplo, para que se possa instalar o Linux, OS/2 ou qualquer outro sistema operativo, basta que você tenha o programa formatador adequado. É o caso de excluir partições Ext2, criadas a partir do Linux através do FDISK por exemplo.

Como o FDISK (por sinal um programinha extremamente ultrapassado) não suporta Ext2, ele não consegue excluir as partições. Para isto, teria que usar um dos formatadores do Linux, pode por exemplo abrir novamente o programa de instalação até o ponto em que surge a opção de particionar o disco rígido, excluir as partições e em seguida abortar a instalação. Ou, caso tenha, usar um disco de Boot com o Disk Druid ou outro programa particionador.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto


Sem comentários: