domingo, 22 de março de 2015

A guitarra clássica

A guitarra está presente na maioria dos géneros musicais. Actualmente existe uma grande variedade de modelos, da simples guitarra acústica de cordas de nylon aos instrumentos eléctricos futuristas equipados com sistemas electrónicos sofisticados.

Clássico
A guitarra clássica existe há mais de 3000 anos.

O guitarrista espanhol
Dionísio Aguado (1748-1849)
compôs um importante
repertório para a guitarra.
As guitarras primitivas possuíam uma caixa estreita e cordas de tripa, e eram utilizadas na Europa para acompanharem canções e danças. Com um som pouco perceptível para desempenhar uma função musical proeminente, era tocada sozinha acompanhando um cantor ou, por vezes, no meio de pequenos grupos musicais.

No terceiro quartel do século XVIII, adquiriu as suas seis cordas definitivas e depois, em meados do século XIX, as suas cravelhas e um corpo maior.

Actualmente, a guitarra clássica está muito vulgarizada e goza de um vasto repertório desde a musica antiga até composições atonais modernas. O instrumento continua a evoluir graças a  arranjos sempre renovados e ao enriquecimento constante das técnicas tradicionais. Se a grande popularidade da guitarra eléctrica e da guitarra acústica com cordas de aço ofuscou a guitarra clássica, esta continua a ser um instrumento de uma delicadeza e uma sensibilidade ímpares.

Entrada das guitarras
No século XVI, a guitarra era tocada por todas as classes sociais a solo ou em ensembles.

in

Sem comentários: