sexta-feira, 27 de março de 2015

Utilizar a profundidade de Campo Máxima

Muitas vezes precisa da maior profundidade de campo possível porque as partes importantes de uma cena que quer nítidas estão perto e longe da câmara. A profundidade de campo máxima é particularmente importante para os fotógrafos de paisagens e de outras cenas em que o horizonte distante faz parte da imagem. É também essencial com objectivas de distância focal longa e em close-ups e fotografia macro, onde a profundidade de campo é sempre reduzida. Quando a cena se expande até uma grande distância, muitos fotógrafos focam irreflectidamente no ponto mais distante. Quando isso acontece, tudo o que esteja para além desse ponto ficará nítido. Mas, uma vez que um terço da profundidade de campo está à frente do ponto de focagem e dois terços estão atrás dele, estará a desperdiçar dois terços da profundidade de campo. Como resultado, algumas partes do primeiro plano da cena podem não estar incluídas no terço da profundidade de campo que restou e, consequentemente, não estarão nítidas.

Um ícone típico do modo de
foco Paisagem/Infinito. Estes
modos tiram partido da
distância hiperfocal para que
a cena fique nítida desde o
primeiro plano até ao plano
de fundo.
Em vez de focar na parte mais distante da cena, foque um ponto que se encontre a um terço da distância entre a câmara e essa área. Isso fará avançar o plano de foco principal e o plano de foco mais próximo, aumentando a profundidade de campo no primeiro plano da imagem. O plano de foco mais afastado também avança, mas continua a incluir o ponto mais longínquo da cena. O novo ponto de focagem designa-se por distância hiperfocal. Pode utilizar esta técnica não apenas para paisagens, mas quando quer que a profundidade de campo inclua áreas próximas e afastadas da câmara.

Quando foca a área mais afastada da cena (neste caso, as montanhas), toda a profundidade de campo à direita do ponto de foco é desperdiçada. Como resultado, o centro e o primeiro plano não ficam focados, porque não estão incluídos na profundidade de campo disponível.

Ao definir o foco para a distância hiperfoca a área mais distante da cena permanece nítida, mas o plano de foco mais próximo avança no sentido da câmara. A cena está integralmente nítida.
Para aumentar a profundidade de campo pode:
  • Fotografar com luz do sol forte para diminuir a abertura necessária.
  • Utilizar a definição grande-angular da sua objective zoom ou afastar-se do assunto.
  • Definir o modo de Prioridade à Abertura e escolher uma abertura pequena, como f/11, ou optar pelos modos de foco Paisagem ou Infinito.
Compreender a distância focal tem várias vantagens. Uma delas é poder escolher a abertura que garanta a maior nitidez possível, enquanto mantém a profundidade de campo desejada. As aberturas mais pequenas podem facultar uma excelente profundidade de campo, mas também têm configurações que suavizam a imagem. Para conseguir a imagem mais nítida possível, deve usar a abertura maior que permita a profundidade de campo que quer.

Algumas objectivas grande-angular têm uma escala de distância focal que lhe permite focar na distância hiperfocal. Quando o faz, a profundidade de campo estende-se desde um ponto intermédio até ao infinito. Para paisagens, isso permite-lhe obter a profundidade de campo mais profunda possível com a abertura e a distância focal da objectiva que está a usar.

Aqui, o símbolo de infinito da escala de distâncias foi alinhado com f/11 (a abertura escolhida), no lado direito da escala. No lado esquerdo, lendo os valores por cima de f/11, verifica-se que tudo a partir de 2,5 pés (0,7 m) até ao infinito está focado.
Para a fotografia de acção, pode recorrer a uma variante desta técnica, chamada zona de focagem, para focar antecipadamente e definir a profundidade de campo de forma a que uma gama específica fique sempre focada. Tudo o que aconteça dentro dessa gama pode ser rapidamente captado sem ter de focar.

Aqui o valor de 6 pés (2m) da escala de distância foi alinhado com f/11, no lado direito da escala. Do lado esquerdo, lendo o valor por cima de f/11, verifica-se que tudo a partir de cerca de 1,75 pés (0,6 m) até 6 pés (2 m) está focado.
As marcas de profundidade de campo de uma objectiva Leica.

Sem comentários: