sexta-feira, 20 de março de 2015

Controlar a Profundidade de Campo

Aqui foi utilizada a maior
profundidade de campo
possível para manter tudo
nítido, desde a parte da
frente do avião até ao plano
de fundo.
A nitidez – ou a falta dela – é imediatamente evidente quando olhamos para uma fotografia. Por exemplo, numa imagem captada num jardim, pode ter apenas uma parte de uma flor focada ou a flor inteira incluindo as folhas à volta. A partir do momento em que perceber como controlar a profundidade de campo, sentir-se-á muito mais confiante quando quiser certificar-se que algo fica – ou não – nítido.

Para controlar a profundidade de campo, tem de considerar três factores.

Esta foto da página
de um livro mostra o
quão curta pode ser a
profundidade de campo
quando fotografa muito
próximo do assunto.
  • O diâmetro da abertura. Quanto mais pequena for a abertura, maior será a profundidade de campo; e quanto maior a abertura, menor ela será.
  • Distância da câmara ao assunto. Á medida que se afasta de um assunto para focá-lo, aumenta a profundidade de campo; e á medida que se aproxima, diminui.
  • Distância focal da objectiva. Utilizar uma objectiva grande-angular ou afastar o assunto utilizando o zoom, aumenta a profundidade de campo; e utilizar uma objectiva longa ou aproximar o assunto com o zoom, diminui-a.
Cada um destes três factores afecta por si só a profundidade de campo, mas o seu efeito será maior se os combinar. Pode conseguir a menor profundidade de campo com uma teleobjectiva, quando está próximo do assunto, utilizando a abertura máxima; ou a maior profundidade de campo, quando está afastado do assunto, com a objectiva definida para grande-angular, com a abertura mínima.

Aqui, a profundidade de
campo da câmara foi
definida de forma a manter
apenas o pássaro focado. As
partes da imagem mais
próximas e mais afastadas
da câmara tornaram-se
cada vez menos focadas.


Sem comentários: