sexta-feira, 6 de março de 2015

Profundidade de Campo

Uma abertura pequena
permitiu uma profundidade
de campo suficiente para
manter as figuras do primeiro
plano e do fundo nítidas.
Quando analisa uma fotografias, facilmente se apercebe que há uma área considerável da imagem que parece nítida. Apesar de, teoricamente, apenas um único plano estar realmente focado, há partes da cena à frente e atrás desse plano que parecem aceitavelmente nítidas. Essas partes em que tudo parece nítido designam-se por profundidade de campo. As zonas da imagem fora da área da profundidade de campo disponível tornam-se cada vez menos nítidas, consoante estão mais afastadas do plano de foco principal. Eventualmente elas ficam tão desfocadas que não se distinguem. Os pontos mais próximo e mais distante com uma nitidez aceitável, definem os planos de foco mais próximo e mais afastado.
Estes limites normalmente não são visíveis como fronteiras definidas. E, também não é possível encontrar o plano de foco principal simplesmente observando uma fotografia, já que as áreas nítidas misturam-se imperceptivelmente com as desfocadas. Normalmente a profundidade de campo não é dividida em partes iguais pelo plano de foco principal. A uma distância de captura normal, cerca de um terço da profundidade de campo está à frente do plano de foco principal (mais próximo da câmara), e dois terços estão atrás dele (sempre a partir da câmara). Quando a câmara foca um objecto muito próximo, como na fotografia de close-up, a profundidade de campo torna-se mais uniformemente dividida.

Muitas vezes o mais importante não é exactamente o que foca, mas sim se as áreas que quer nítidas ficam dentro da profundidade de campo disponível. Quando pretende que grande parte da imagem fique nítida tem de aumentar a profundidade de campo e, quando preferir focar apenas alguns pormenores pode diminui-la. Em algumas cenas pode aumentar ou diminuir a profundidade de campo alterando o ponto de focagem ou a abertura do diafragma.

Os limites mais próximo e mais afastado da profundidade de campo estão representados aqui como dois planos (B e C), paralelos ao plano do foco principal (A).
Normalmente o
diafragma está
completamente
aberto para compor
a imagem (em cima)
e fecha quando tira
a fotografia (em
baixo).
As reflex digitais adoptam a abertura máxima para que o visor fique mais luminoso quando compõe a imagem. Quando prime o botão do obturador até meio a abertura é alterada para a que será usada na exposição. Para verificar a profundidade de campo algumas câmaras têm um botão de antevisão. Ao premir este botão a abertura da objectiva é fechada para o número/f que seleccionou, para que através do visor possa ter uma ideia do que ficará ou não nítido. No entanto, quando utiliza aberturas pequenas a imagem no visor é muito escura. Quando a abertura máxima é seleccionada, como acontece frequentemente em ambientes com pouca luz, não verá diferenças.




Sem comentários: