segunda-feira, 19 de maio de 2008

As origens do airsoft

Pior do que a guerra é o medo da guerra

Lucio Anneo Séneca


O ser humano, no seu desenvolvimento, crescimento e evolução, sempre procurou ampliar os horizontes, procurar uma nova fronteira, um novo horizonte para conquistar, um novo empreendimento para executar. A natureza faz do homem um ser inquieto, que descobre, aperfeiçoa e esgota elementos, recursos, meios e ideias. Esta busca continua levou sempre ao limite todas as expressões humanas. 
Tanto no trabalho, como no tempo livre, o homem sempre procurou um rendimento e uma satisfação equivalente ao seu esforço ou dedicação. Actualmente é igualmente importante ficarem equiparadas esta satisfações pessoais na vida do homem actual. No trabalho procura auto realização, reconhecimento, satisfação. No seu tempo livre procura ver-se livre das obrigações quotidianas e trabalhar na sua auto-satisfação plena, procurando novos desafios quando sente que tudo o que conhece ou se lhe oferece é insuficiente para potenciar o seu tempo de ócio. 
O ócio apresenta-se perante o homem como uma válvula de escape necessária, para regular o seu próprio ritmo de vida quotidiano. Ante ele se abrem mil opções diferentes, que vão desde o desporto ao desfrute do ambiente cultural por satisfação. 
O contacto com a natureza, é sem dúvida o meio que maiores benefícios traz, qualquer actividade de ócio e tempo livre realizada neste meio, favorece o efeito placebo da satisfação pela actividade realizada e pelas circunstâncias que rodeiam essa actividade. O ar, o sol, o campo, fazem que para a maioria das pessoas, uma jornada normal se converta numa aventura, pelo mero facto de romper com a rotina do asfalto e das facilidades que nos traz o nosso desejo de bem estar. 
Talvez por isso, os desportos e as actividades desportivas clássicas, foram evoluindo e permitindo que surjam novas modalidades de actividades, que se bem, mantém a sua raiz em um desporto ou actividade desportiva concreta, evoluíram até novas necessidades, que trazem o gosto pela aventura, que supõe o romper com a rotina e medir-se perante novos desafios. 
Hoje em dia há uma infinidade de actividades e hobbies que preenchem esses espaços, no tempo livre ou de ócio do homem. O leque de ofertas é imenso, sempre há quem queira experimentar, imaginar e trazer à luz, novos meios, novas opções, novas possibilidades. É nesse momento em que o homem deu o passo da evolução no seu tempo livre, rompendo barreiras e estruturas arcaicas, que surgiram os desportos ou actividades de aventura. Como já se disse, o homem não só aceita o desafio de uma actividade exigente, mas também se entrega voluntariamente a medir os seus conhecimentos e forças, nessas exigências que cada vez mais se aproximam do extremo. 
Dentro desse ressurgir de actividades lúdicas, desportivas, de tempo livre e aventura, sempre há lugar para o sentimento intrínseco que vive no seio do homem, o afã de superação, de competitividade, de demonstrar as suas capacidades medindo-se contra adversários em igualdade de condições e ante um mesmo fim. Com ele se chega à pura competição, que é a viva essência do desporto. 
O homem gosta de competir, demonstrar as suas capacidades em mil e uma disciplinas, por ele, não é de estranhar que quase todos os dias, essa necessidade leve a que surjam actividades que proporcionam e levem ao homem, esse meio para fazer realidade o desenvolvimento das suas necessidades. 
Desde o principio dos tempos, o desafio de medir-se perante um adversário, adoptou mil aspectos, que chegaram aos nossos dias no aspecto das competições desportivas, atletismo, futebol, basquetebol, esgrima, polo, ténis, xadrez, etc..., há umas décadas surgiu uma actividade lúdica, denominada paintball, que colocava equipas adversárias num campo determinado e com uns marcadores que disparavam bolas de tinta, até que os jogadores se movam por todo esse campo de jogo determinado com o objectivo de eliminar-se, ao conseguir marcar com a pintura de um impacto um adversário. No principio. foi catalogado como uma actividade elitista, pela peculiaridade dos seus materiais e pelas infraestruturas necessárias. Passo a passo evoluiu até outra actividade que partindo das bases implantadas por este novo hobby, por essa aposta de propor aos jogadores ser as peças reais, num tabuleiro real, surgiu como necessidade uma nova actividade, o airsoft, que partindo da ideia básica de jogadores e campos derivou numa actividade mais activa, mais viva. Uma actividade que permite combinar em equipa, estratégia, conhecimentos, actividade física, companheirismo, respeito e um sem fim mais de questões, que estão fazendo do airsoft, uma actividade desportiva da moda e cada dia com maior auge e maior número de adeptos.

Sem comentários: