quinta-feira, 8 de maio de 2008

Relação entre o diafragma e o obturador

A película fotográfica tem uma sensibilidade fixa, indicada pelo seu número ASA. Um número ASA maior indica uma maior sensibilidade à luz. A película por isso necessitará de uma menor quantidade de luz para ser exposta, no entanto também terá um grão maior. Esta sensibilidade indica a quantidade de luz que a dita película necessita para que uma imagem fique correctamente exposta. Esta quantidade, como vemos, é fixa. No entanto, as condições de iluminação das cenas que queremos captar variam, estejamos num dia pleno de sol ou encontremo-nos num dia nublado, ou num interior mal iluminado. 
As diferentes combinações de diafragma e obturador permitem-nos adaptar-mo-nos às diferentes condições de iluminação. Se há pouca luz numa cena teremos que abrir o diafragma ou utilizar uma velocidade de obturação mais lenta. 
Nos parágrafos anteriores vimos como, ao variar a abertura do diafragma, varia também a profundidade do campo e como a variação da velocidade de obturação afecta a forma como fica registado o movimento. A utilização conjunta do diafragma e o obturador permite-nos jogar com estes efeitos. 
Para expor correctamente uma cena concreta podemos escolher diferentes pares diafragma+obturador. Por exemplo, a combinação 1/60seg + f8 deixa passar a mesma quantidade de luz que 1/30 + f11 e, por isso, com ambas as combinações a imagem ficará correctamente exposta. No entanto, com a primeira combinação a profundidade de campo será menor e haverá menos movimento na imagem.
Relação entre diafragma e obturador

Sem comentários: