sábado, 10 de maio de 2008

A espeleologia II

A Gruta do Natal, é uma gruta localizada no interior da ilha Terceira dentro da área protegida de Serra de Santa Bárbara e Mistérios Negros. É uma formação geológica bastante extensa com ramificações nos diferentes toneis formados pelas escoadas de lavas muito fluídas que escorreram em diferentes direcções. Ao longo da história esta gruta foi sendo conhecida por vários nomes como o de “Galeria Negra” ou “Gruta do Cavalo”, para actualmente ter o nome de “Gruta do Natal”.
Segundo um artigo publicado no Diário Insular de Domingo dias 20 de Maio de 2001 página 10, o Actual nome deve-se à (…. “ cultura religiosa que envolve este povo, da ilha Terceira) e conquistando o "mistério" que aquela gruta representava no passado. A população pela mão dos Montanheiros, à muitos anos atrás, iniciou algo que se tornou numa verdadeira e singular tradição: a Missa de Natal.
Assim, após 25 de Dezembro de 1969, com a celebração de uma missa pelo Patriarca das Índias, D. José Vieira Alvernaz, passou a chamar-se de Gruta do Natal, denominação pela qual a grande parte da população a conhece. Esta data marca ainda a abertura da gruta pela primeira vez à população em geral, para tal tendo sido construído um acesso simples e instalada uma iluminação rudimentar. Em altura das festividades natalícias têm sido realizadas, desde então, a Missa de Natal, presidida por Sua Eminência o Bispo de Angra e ilhas dos Açores, tendo sido também palco de um baptizado. …”) 
Uma das suas curiosidades é o facto de se localizar em grande parte por de baixo de uma lagoa, a Lagoa do Negro, que apesar de não ser de grandes dimensões tem características específicas.

Sem comentários: