quarta-feira, 14 de maio de 2008

Uma responsabilidade global numa sociedade global

Baden Powell convidou os escuteiros a deixar o mundo melhor do que o encontraram. Este ideal aproxima-se da definição de desenvolvimento sustentado utilizado pelas Nações Unidas. De uma certa maneira, podemos afirmar que o nosso fundador compreendia já a importância da justiça inter-geracional e que a considerou como um dos pilares do conceito do desenvolvimento sustentado. 
Por ocasião da conferência mundial do escutismo que decorreu em Tessalónica, Jacques Moreillon, o antigo secretário geral da OMMS, teceu as seguintes reflexões: “…o facto de pertencer a um movimento global num mundo globalizado, cria uma responsabilidade global a cada um de nós, bem como ao próprio movimento. Com efeito, graças ao escutismo, temos não somente os meios para tomar consciência de problemas que nos ultrapassam, como também de fazer qualquer coisa para resolver estes problemas, quer seja através do escutismo, quer seja de outro modo.” 
 
Se estamos convencidos que o método educativo do movimento pode ajudar os jovens a tornarem-se agentes de mudança e de desenvolvimento, eles podem, graças à força social que representa o movimento, abordar os desafios com que a humanidade se confronta de maneira eficaz e voluntária.

Sem comentários: