quarta-feira, 28 de maio de 2008

Sabia que contribui para o calor, a baixa humidade relativa do ar, os ventos fortes, as chuvas fortes e os raios sem chuva?

Periodicamente ocorrem enchentes na região e no país, com necessidade de abertura das comportas de barragens, o que causa inundação de bairros e de aldeias a jusante; a grande pergunta é: qual é a causa, o que ou quem é o culpado? A resposta imediata é: nós todos podemos evitar tudo isso! Você também! Como? Outra pergunta que se ouve frequentemente é: como é que vai faltar água se as chuvas não diminuíram? 
A natureza, quando começou a colonizar o continente, transferindo a vida que iniciou nos mares, encontrou somente rochas, pedras. Não havia terra, solo permeável. E rochas não armazenam água das chuvas. Assim, só havia água durante a chuva. Quando a chuva passava, a água já tinha escoado pelos canais de drenagem fluindo de volta para o mar. Então a natureza priorizou a construção do solo permeável, que fosse como uma esponja para absorver e armazenar a água das chuvas no lençol freático, aquele que se encontra quando se cava um poço ou que alimenta uma nascente. O solo era mantido permeável, em condições de absorver e de armazenar a água das chuvas, para alimentar as plantas, os poços e as nascentes (vão garantir a água nas torneiras e nos chuveiros), quando protegido por cobertura vegetal permanente, seus resíduos e suas raízes. Essa água do lençol freático fornece a água no período em que não chove. 
Para reter a água onde ela é necessária, no interior dos continentes, precisamos alimentar o lençol freático com a água das chuvas. Para que a água possa se infiltrar no solo, em vez de escorrer sobre o solo, a terra precisa ser capaz de absorver essa água. Está ajudando a manter o solo permeável para que a água das chuvas possa recarregar o lençol freático? No seu lote urbano ou na sua propriedade rural? Como fazer isso? Repetindo, por exemplo, quando tem uma casa com pomar, com horta e com jardim relvado e de repente decide eliminar o verde por diversos motivos “lógicos”, de modo a “facilitar a vida”, impermeabilizando o solo com construções, com asfalto, com piso cimentado ou mesmo com o pisoteio da terra sem a protecção de plantas e folhas secas, para onde vai a água das chuvas? Essa mesma água das chuvas que deveria recarregar o lençol freático, para atender à vegetação (árvores, horta, gramado), os poços e as nascentes...

Sem comentários: