domingo, 18 de maio de 2008

CA SAR Sportmatch M41 SG

Hoje resolvi falar sobre a minha principal arma de airsoft, uma Classic Army SAR Sportmatch M41 SG, inicialmente pensei discorrer sobre ela, mas depois pensei que a minha opinião seria subjectiva, porque adoro esta arma... Optei então por traduzir uma análise do fórum Arnies Airsoft um dos maiores senão o maior do mundo relacionado com o airsoft. 
A real
A G3A3, construída pela Heckler & Koch é uma espingarda de assalto no calibre 7.62mm NATO, utilizando o sistema de bloqueio por ciclo de rolamento. É alimentada por um carregador de caixa que tradicionalmente transporta 20 munições, no entanto carregadores curtos e longos estão disponíveis.

Embalagem
A CA SAR Sportmatch M41 SG chega numa caixa com 1.09 m de comprimento portanto preparem-se para isso se quiserem guardar a arma nela. A caixa parece boa, um pouco pegajosa comparada com as mais minimalistas caixas da Tokyo Marui mas ainda decente. Eu pessoalmente prefiro uma caixa mais rígida, mas eu sei que o meu dinheiro vai para a arma e não para a caixa. Dentro da caixa está a arma, um carregador, um manual, o catálogo de produtos da CA e uma vara de limpeza. A esferovite cortada segura bem a arma, por isso ela não se move lá dentro nem se parte.
Primeiras impressões
Assim que levantei a tampa daquilo que seria a minha bebé, notei a suavidade com que a tampa saiu e a visão que ficou perante os meus olhos. O meu primeiro pensamento foi “wow”, o meu segundo foi “Chiça! É tão grande!” Antes de tocar na arma, eu esperava vê-la com curvas, arcos e rangidos, vendo-a como a minha MP5 SD5 (TM) que faz isso e é 40 cm mais curta! Eu tirei a arma e notei duas coisas, primeira, era PESADA, segunda, não havia curvas, nem arcos, NEM rangidos.
Só isto quase fez a arma para mim.
 
Um olhar mais próximo
Quando a alegria eufórica de ter uma nova arma se foi, olhei melhor para a arma e mexi um pedaço nela. Uma análise mais próxima ao acabamento mostrou que não tem marcas ou manchas, mas o corpo de metal não é do melhor material. O corpo parece ser um bloco de metal (quando visto de um ângulo não exposto e inacabado), no entanto é incrivelmente forte e sensível. Os símbolos da marca estão gravados e não saem quando raspados por uma unha, mas são um bocado brilhantes. Seja ou não intencional, não é o meu tipo favorito de marcas. A coluna (ou o topo) da arma tem um número de série único, uma característica engraçada que coloca esta arma à parte de muitas outras, em mais do que um aspecto. O selector de fogo move-se suavemente, com um click de confirmação quando passa um modo e não falha. As peças verdes parecem excelentes ao vivo, um pouco diferente do aspecto de plástico claro que as fotografias do fórum lhe dão. Infelizmente o meu tapa-chamas estava colado (sim colado, não enroscado) no cano. Para remover o tapa-chamas tive de usar um maçarico (aquecendo por 4 minutos) e um banho de 48 horas em acetona e ainda um pouco de pressão para o remover. 
Disparando
Depois de carregar a bateria grande de 8,4V (1700mah) que comprei com a arma, eu introduzi um carregador municiado (high cap com 500 bb’s) a coloquei o selector em semiautomático. Carreguei no gatilho e imediatamente obtive um CRACK! como resposta. Fora do fim do cano. Eu insisti e puxei o gatilho mais um par de vezes, então mudei para automático. Com um pouco de sorte, o ritmo de tiro é muito próximo do da arma verdadeira e era muito suave na gearbox. A arma tem uma respeitável velocidade e fez buracos limpos nos meus alvos de papel. A arma tem um alcance de cerca de 23 metros antes de ser necessária alguma compensação para atingir um alvo humano. A precisão foi um pouco desapontante, considerando a dimensão do cano, mas foi decente comparado à minha MP5 SD5. O carregador de alta capacidade incluído com a arma encrava e não dispara com demasiada frequência para ser considerado de confiança por mim e é o ponto mais fraco da arma. Felizmente existem carregadores standard e low caps à venda no mercado para a arma, tornando este problema irrelevante na maioria dos casos.
 
Geral
A G3A3 da CA é uma arma muito satisfatória e é a melhor para este modelo disponível quando esta análise foi escrita (Outubro de 2007), apesar de dois pequenos contras a um grande (no meu modelo em particular, o contacto do gatilho queimou em 5 meses de uso, apesar disto poder ser um acidente isolado). A arma custa cerca de 300,00€ na maioria das lojas, um preço baixo para uma arma que dispara cerca de 1 Joule. Eu recomendo a arma para qualquer pessoa no mercado à procura de arma de jogo ou de uma excelente peça de exposição. 
É óbvio que não poderia deixar passar a oportunidade de comentar um pouco a minha arma de airsoft preferida...
Apesar do elevado índice de subjectividade envolvido, concordo com muito do descrito na análise da arma disponível no Arnies, no entanto, também tenho algumas discordâncias.
Quais? Estamos a falar de razões subjectivas e por conseguinte outro jogador pode considerar que estou errado.
Vou tentar sistematizar o meu comentário à análise do Arnies:
  • A G3A3 é a arma que quase todos aqueles que desde o fim da década de 60 do século XX cumpriram o serviço militar obrigatório em Portugal tiveram a oportunidade de utilizar;
  • Existem diferenças em termos de aspecto entre a arma real utilizada em Portugal e a versão da airsoft da Classic Army? Obviamente, a mais notória será em termos do aspecto do carregador;
  • Em relação à precisão, a minha arma está como veio de origem, não sofreu qualquer upgrade nem qualquer revisão extraordinária (pelo menos que seja do meu conhecimento), no entanto em termos de precisão não vejo notórias diferenças em relação a outros modelos de armas de airsoft, nalguns casos até a considero com melhor precisão;
  • Em relação aos carregadores, possuo o carregador high cap que veio de origem com a arma, bem como alguns low caps e real caps adquiridos para os jogos de 'milsim', com qualquer um deles a arma funciona sem qualquer problemas... O único problema que tive até hoje com o carregador high cap, foi ter-me esquecido de rodar a roda do carregador e aí obviamente ele não forneceu bb's à arma...
  • O meu tapa-chamas também vinha colado, os meus esforços desajeitados para remover o tapa-chamas plástico acabaram por danificar o cano externo, felizmente a loja que me vendeu a arma, a Camuflado neste caso, resolveu o problema fornecendo-me um tapa-chamas metálico e a substituição do cano externo;
  • Os 23 metros referidos na análise do Arnies pecam por defeito, a minha CA já atingiu jogadores a mais de 30 metros sem qualquer compensação da mira;
  • A bateria da minha arma é também de 8,4V, mas de 2000mah, tem um ritmo de fogo excelente e uma duração da carga bastante boa, até este momento nunca fiquei sem carga na bateria no decorrer de um jogo, aliás mesmo depois do jogo ela continua a trabalhar na perfeição nos treinos de tiro ao alvo, só a descarrego em vésperas de um novo jogo para lhe efectuar uma carga completa;
  • De acordo com as medições do chrony no último jogo a arma estará a disparar a 0.92183 Joules, por conseguinte bastante abaixo dos 1,3 Joules impostos legalmente como limite.

1 comentário:

JCPires disse...

Já te enviei um e-mail, com mais dados.