quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sabia que contribui para o calor, a baixa humidade relativa do ar, os ventos fortes, as chuvas fortes e os raios sem chuva?

E QUE PODE AJUDAR A DIMINUIR ESSAS DESGRAÇAS DO CLIMA?
Muitas vezes você e a sua família, os funcionários de sua empresa, seus parentes e amigos e toda população de uma região sofrem com o calor e com a baixa humidade relativa do ar. Depois podem ocorrer chuvas fortes, que provocam erosão e enchentes. Muitas vezes formam-se nuvens negras, mas em vez de cair água, caem raios. Aí vêm períodos de seca prolongada ou mais veranicos do que é normal no período das chuvas. Então você diz que a natureza é a culpada. Ou o governo que não está tomando as providências necessárias... Atirar a nossa culpa nas costas de outros não resolve nada. Nós todos somos responsáveis pelo estado das coisas. Quer ver?
 
Já morou numa aldeia, numa quinta ou numa casa em que havia pomar ou árvores ornamentais e frutíferas, horta e jardim relvado? Ali o ambiente é agradável e tem frutas e verduras variadas o ano todo. Já percebeu o que acontece quando eliminamos o verde, por algum motivo “lógico”, de modo a “facilitar a vida”? Por exemplo:
  • Cortou as árvores porque caíam folhas que entupiam as calhas do telhado, atirando água de chuva para dentro da sala ou do quarto, estragando os móveis e os estofados.
  • Acabou com o canteiro de verduras porque dava menos trabalho e era mais barato comprá-las na supermercado.
  • O seu filho ou a sua filha iriam casar-se e precisavam de espaço para construir um anexo, com quarto e casa de banho para acomodar o jovem casal, até conseguir a casa própria. Ainda tinha o relvado que era usado como latrina pelo gato do vizinho e decidiu acabar com as áreas verdes e já aproveitou para cimentar tudo: o pátio ficou mais limpo, não tinha o trabalho de cortar a relva, tinha menos terra no quintal, menos água enlameada, menos aranhas entrando em casa e muitas outras vantagens...
Será que é isso mesmo? Reflicta honestamente! Quando acabamos com o verde e impermeabilizamos o solo com construções, asfalto e pisos cimentados, o que acontece? Tudo uma maravilha? Ou vem o calor? Com o calor, você e a sua família que fica em casa começam a tomar mais banhos por dia: gastam mais água e mais energia.
Ora, você não se considerava um(a) cidadão(ã) consciente e responsável que colaborava com a preservação do ambiente e não desperdiçava água e energia? O piso cimentado aquece, tem de o molhar para refrescá-lo e aproveita para lavar as cinzas de queimadas, que antes não incomodavam tanto, porque ficavam escondidas no relvado e nas plantas e até caíam menos; mais gastos de água. Mas só os banhos não resolvem e o ventilador também não. Aí compra um aparelho de ar condicionado: mais gasto de muita energia. E se vier um apagão e não puder usar o aparelho? Como resolveria?
Com mais calor sem uma planta que vaporize água no seu terreno, cai a humidade relativa do ar (porque com o aumento da temperatura aumenta a necessidade de água para saturar o ar) e aumenta a poeira: os familiares ou os funcionários que têm problemas respiratórios (sinusite, asma) agradecem... agradecem por levá-los mais vezes à urgência ou ao hospital (se o seu pai ou a sua mãe idosos sofrem de pressão baixa e do coração) para fazer inalação, por gastar mais com medicamentos e por comprar aquele aparelho vaporizador para colocar em cada divisão da casa. Isso significa mais gastos, também de energia. Caramba, não imaginava que ia gastar dinheiro dessa forma, não é? Deve ter uma saúde de ferro para aguentar tanto stress!
Sem perceber, também se tornou contribuinte da ilha de calor no bairro e na cidade... E contribui também para o aquecimento global, que está derretendo os glaciares e fazendo subir o nível dos mares, com risco de destruir a sua casa de praia e de afogar um monte de gente desprevenida que ali vive.

Sem comentários: