quinta-feira, 29 de maio de 2008

A revelação III

PARAGEM

A missão do banho de paragem é interromper a acção do revelador e evitar que o fixador (passo seguinte) e contamine com os restos do revelador que poderiam ficar no tanque. Este composto químico também se encontra concentrado, pelo que teremos de dilui-lo (se não houver já uma solução de trabalho no laboratório). Para que a paragem actue correctamente é suficiente manter a película submergida durante uns 30 segundos.
 
Este banho pode-se reutilizar várias vezes, guardando-o em garrafas vedadas à luz que se encontram no laboratório para esse fim. Podemos verificar se o banho está esgotado observando a sua cor: se a paragem escurece, tomando uma tonalidade morena, devemos tirá-lo e fazer uma nova diluição. 
FIXAÇÃO

A fixação elimina as partículas sensíveis à luz do negativo que não foram excitadas pelo revelador, fazendo que as partes da película nas quais não incidiu a luz fiquem transparentes. Ao ter eliminado as partículas sensíveis à luz, podemos tirar a película do tanque sem perigo de que fique velada. Ainda que o tempo da fixação dependa da diluição que estamos utilizando e do tipo de película, geralmente, 15 minutos são suficientes. Podemos ver se a fixação foi correcta vendo o contraste da película: se a película está suficientemente contrastada (tem zonas totalmente transparentes e outras totalmente opacas), a fixação está correcta. Se a fixação foi insuficiente, podemos voltar a submergir a película no fixador durante uns minutos.

Sem comentários: