quinta-feira, 19 de julho de 2012

Memórias PC-133

Com a evolução das técnicas de fabricação, foi sendo possível produzir módulos de memória SDRAM com tempos de acesso cada vez mais baixos. Apesar do processo de evolução ser bastante lento se comparado ao de outros componentes, foi possível produzir memórias SDRAM capazes de funcionar acima de 133 MHz.

Estas novas memórias, chamadas PC-133 são utilizadas pelas versões de 133 MHz do Pentium III e do AMD Athlon, e justamente por permitirem um acesso a dados mais rápido, contribuem para o aumento da performance global do computador. Vale a pena lembrar que memórias PC-133 funcionam normalmente em motherboards com bus de 66 ou 100 MHz, assim como as memórias PC-100 trabalham normalmente a 66 MHz. Existe uma frequência máxima mas frequências menores também são suportadas. Pode-se inclusive misturar módulos DIMM de tempos diferentes na mesma placa mãe, desde que se nivele por baixo, ou seja, se utilize uma frequência de barramento compatível com o módulo mais lento.

Existem alguns casos de incompatibilidades entre algumas marcas ou modelos de módulos de memória e alguns modelos específicos de motherboards, assim como em algumas combinações de módulos de marcas diferentes. Por isso, com algumas combinações pode ser que o computador não funcione, mas bastará trocar os módulos de memória por outros de marca diferente. Existem também alguns casos de motherboards antigas que são incompatíveis com módulos de memória DIMM PC-100 ou PC-133 ou módulos de mais de 64 MB.

Recentemente, passaram a ser comuns também os módulos de memória PC-150, capazes de trabalhar a 150 MHz. Por enquanto, nenhum processador utiliza esta frequência, mas muitas motherboards oferecem esta opção para quem desejar fazer overclock.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: