sexta-feira, 20 de julho de 2012

Opções criativas

O panning resultou num ponto focal em direcção à traseira do táxi, produzindo um arrasto criativo no fundo e na frente do carro, conferindo uma sensação de velocidade.

Agora que já sabe congelar a acção e registar o movimento, variando a velocidade de obturação, porque não combinar as duas técnicas - manter o assunto nítido e captar movimento e arrasto intencional no primeiro plano e no fundo? Esta técnica chama-se panning. Para obter fotos com panning perfeitas, use o modo de autofoco contínuo da sua câmara para focar e seguir um assunto em movimento. À medida que o motivo se move pelo enquadramento, rode o corpo na direcção do movimento do assunto - da direita para a esquerda (veja na imagem em cima) - e pressione o disparador. Use o modo de disparo contínuo para captar várias fotos, enquanto o assunto passa. Esta técnica deverá congelar o movimento do assunto e criar a ilusão de arrasto nas áreas circundantes.

Nesta imagem foi usada uma velocidade de obturação de 1/8 de segundo e uma abertura de f/14 para manter o táxi em andamento nítido e o efeito de arrasto à sua volta. Experimente diferentes velocidades para obter os melhores resultados.

in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: