terça-feira, 31 de julho de 2012

Nyctalus azoreum, Morcego dos Açores

Taxonomia
Mammalia, Chiroptera, Vespertilionidae.

Tipo de ocorrência
Residente. Endémica dos Açores.

Classificação
CRITICAMENTE EM PERIGO . CR
Fundamentação: A espécie tem uma área de ocupação e extensão de ocorrência reduzidas (inferiores a 2.000 km2, área das ilhas em que foi observada) e fragmentação elevada; admite-se um declínio continuado da qualidade do habitat.

Distribuição
É uma espécie endémica do Arquipélago dos Açores, presente nas ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Pico, Terceira, Graciosa, S. Jorge e Faial (Rainho et al. 2002).

População
Em algumas ilhas, o morcego dos Açores atinge densidades relativamente elevadas, mas a sua reduzida área de distribuição limita a população global desta espécie, que deverá ser de poucos milhares de indivíduos. Noutras ilhas as populações são muito pequenas. Não estão disponíveis dados que permitam identificar tendências populacionais na espécie.

Habitat
Abriga-se em fendas em edifícios, rochas e árvores (Palmeirim et al. 1999). Para caçar utiliza diversos habitats, explorando muito frequentemente as concentrações de insectos em torno da iluminação pública (Rainho et al. 2002).

Factores de Ameaça
O isolamento geográfico a que a espécie está sujeita constitui um dos principais factores de ameaça, tornando-a mais sensível a desastres naturais e a outras ameaças. Entre estas contam-se a perturbação de colónias, a alteração e destruição de abrigos (p.ex. recuperação descuidada de edifícios) e a destruição dos habitats de alimentação.

A iluminação pública com lâmpadas de mercúrio, capazes de atrair os insectos (e assim constituírem locais de alimentação) está a ser substituída com a colocação de lâmpadas de sódio, energeticamente mais eficientes. Esta alteração reduz a concentração do alimento em pontos específicos e pode afectar a espécie.

O uso generalizado de pesticidas poderá ser uma ameaça, dado que pode causar a diminuição da diversidade de presas e a contaminação dos morcegos por ingestão de insectos contaminados.

Medidas de Conservação
Dada a reduzida informação que existe sobre esta espécie, a sua conservação depende do desenvolvimento de acções de investigação para melhorar o conhecimento da distribuição, do efectivo e das tendências populacionais, que permitam avaliar a situação da espécie e planear medidas de conservação.

A substituição das lâmpadas da iluminação pública por lâmpadas energeticamente eficientes deverá ser ponderada e sujeita a planeamento.

Tal como para os restantes morcegos a racionalização do uso de pesticidas e acções de sensibilização poderão beneficiar esta espécie.
in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: