sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Adobe Photoshop CS5

O Photoshop CS5 traz novas e excelentes ferramentas, mas que impacto terão nas suas fotografias? Experimentámos a versão final para descobrir.

Com as novas ferramentas de selecção adaptáveis é mais fácil separar contornos difíceis, como cabelos e outros elementos complexos.
O Photoshop já tem fama de conseguir o (praticamente) impossível. A Adobe levou este mote ainda mais além. Então, o que traz o Photoshop CS5 de novo que o torna ainda melhor para fotógrafos? Experimentámos a versão final. De forma resumida, os destaques desta edição vão para uma interface refinada, um Camera Raw melhorado, para as ferramentas de selecção totalmente redesenhadas, para a substituição automática de áreas da imagem a apagar, para o novíssimo HDR, para o modo de correcção automática de objectivas e para o suporte 64 bits para a plataforma Mac OS. Há ainda imensas pequenas alterações, aqui e ali, que o ajudarão a melhorar significativamente a sua produtividade. Vamos por partes!

Seleccionar e substituir

Em primeiro lugar, existem novas modificações "adaptáveis" com que é agora mais fácil aperfeiçoar selecções complexas. Feita uma selecção, por exemplo com a Magic Wand, pode retocar os contornos com Smart Radius, Refine Radius e Erase Refinements, e depois gravar a selecção alterada de várias formas - como uma nova camada com máscara, por exemplo.

Este processo faz todo o sentido, e o princípio é o mesmo da antiga ferramenta Extract, em que se usava um pincel para destacar o limite do objecto e depois o Photoshop tentava definir, com precisão, onde estavam esses limites. Agora, começa-se comm uma selecção e usam-se as ferramentas para alterá-las nas zonas em que o contorno é particularmente complicado. Requer alguma prática, e o processo é, há que dizê-lo, complicado de dominar inicialmente, mas os resultados são notáveis.

Muitos fotógrafos já se resignaram e aceitam que alguns objectos são, e serão sempre, demasiado difíceis de seleccionar. Esta versão CS5 vem mudar este estado das coisas.

Os novos processos de selecção não são infalíveis nem se adequam a todos os assuntos, mas são extremamente eficazes em situações onde, antes, teria desistido. São particularmente úteis para criar recortes de objectos ou pessoas, ou para remover um plano de fundo.

Para quem já passou pelo problema de seleccionar assuntos complicados, estas ferramentas são quase magia, mas não tanto como as novas opções Content-Aware Spot Healing Brush e Fill.

Irá usar esta opção com o Spot Healing Brush para remover linhas de força ou outros pequenos detalhes das suas imagens. Basta arrastar o pincel sobre o objecto em causa e o Photoshop substitui-o automaticamente com detalhes anexos. Nem sempre funciona, mas quando resulta, é muito eficaz.

A opção Content-Aware Fill pode ser usada para objectos de maiores dimensões. Aqui, terá de criar uma selecção maior do que o objecto que pretende remover para incluir elementos vizinhos. Mais uma vez, nem sempre funciona - fundos complexos e painéis em ângulo são problemáticos -, mas se o fundo tiver um padrão ou uma área texturizada simples, os resultados impressionam, até os mais cépticos.

Ferramentas de HDR

A Adobe tem consciência do interesse crescente na fotografia de alta dinâmica (HDR) e fez grandes alterações nesta área. Agora é possível ficar bem mais perto dos resultados de programas dedicados como o Photomatix.

Mais interessante é a introdução da função HDR Toning para imagens únicas, que usa os mesmos processos de aplicação de tons HDR mas não requer várias exposições diferentes. Se, na sua reflex, usar ficheiros RAW, muitas vezes conseguirá capturar toda a gama tonal de cenas de alto contraste só com uma exposição, e depois não precisa de preocupar-se com árvores, ramos ou pessoas a moverem-se entre exposições.

Outras ferramentas

A Adobe não se cansa de dizer que o Photoshop CS5 também se adequa a géneros fotográficos mais tradicionais, salientando a variedade de conversões de cor para preto-e-branco do painel Adjustments, a sua nova e sofisticada Action mono-tom, e o potencial das ferramentas de HDR para imagens monocromáticas.

Mas há bastante mais. Vem com uma nova versão do Adobe Camera Raw (6.1), que contém grande parte das funções mais interessantes deste lançamento. Contam-se entre elas novos e melhorados controlos de redução de ruído e a adição de grão, que agora se establece a um nível realmente convincente. Ainda relativamente ao Camera Raw, há que referir que a mais recente actualização, da versão 6 para a 6.1, ocorrida nas vésperas do fecho desta edição, passou a incluir as novas ferramentas automáticas de correcção de objectiva, que na versão inicial apenas estavam incluídas no Photoshop CS5.

E depois temos o painel Mini Bridge, que permite percorrer o conteúdo das suas pastas sem ter de estar sempre a entrar e a sair do Bridge, se bem que para grandes colecções de imagens pode tornar-se pouco prático de usar.

O Photoshop CS5 é um substancial upgrade, mas será que vale o preço? Os melhoramentos e novidades são de facto excelentes, em alguns casos diríamos mesmo inesperados, e muito inteligentes. Facilitam imenso algumas tarefas que anteriormente se revelavam (praticamente) impossíveis, e há imensas melhorias pontuais que visam aumentar bastante a sua produtividade.

Numa frase: sim, vale a pena actualizar, se o seu fluxo de trabalho obrigar a editar e manipular as suas fotografias.

Veredicto

O Photoshop CS5 traz importantes novidades e melhoramentos em relação ao CS4, que nos fazem recomendar de forma inequívoca esta nova versão. O valor pedido é mais do que justificado para a versão de actualização. Se quiser comprar a versão integral pondere se precisa mesmo de funcionalidades avançadas de edição e manipulação - pode dar-se o caso de apenas necessitar de um processador RAW com mais funcionalidades (Adobe Lightroom) e um editor mais ligeiro (Adobe Photoshop Elements).

in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010

Sem comentários: