terça-feira, 2 de outubro de 2012

Borrelho-de-coleira-interrompida, Rolinha-da-praia (Madeira)

Taxonomia
Aves, Charadriiformes, Charadriidae.

Tipo de ocorrência
Açores: Residente.
Madeira: Residente.

Classificação
Açores: INFORMAÇÃO INSUFICIENTE . DD
Fundamentação: Não existe informação adequada para avaliar o risco de extinção. Com efeito não são conhecidos parâmetros básicos referentes a esta espécie, como o tamanho da população e tendências de declínio.
Madeira: CRITICAMENTE EM PERIGO . CR (D)
Fundamentação: População extremamente reduzida, que se admite poder ser inferior a 50 indivíduos maturos.

Distribuição
Espécie com distribuição alargada que tem sofrido uma retracção nas últimas décadas.

Na Europa ocorre na Escandinávia, nas ilhas Britânicas, nas ilhas Atlânticas e na Europa Central e Oriental. Na Ásia ocorre no Sudoeste Asiático, na Síria, na Arábia Saudita e na China. Ocorre ainda em África, na Mauritânia, em Cabo Verde e na Etiópia, e junto à costa na América do Norte e na América do Sul (Cramp & Simmons 1982).

Nos Açores, a espécie ocorre nas ilhas Faial, Pico, Graciosa, Terceira, São Miguel e Santa Maria (Bannerman & Bannerman 1966).

No Arquipélago da Madeira ocorre unicamente no Porto Santo.

População
Nos Açores a subespécie tem sido registada durante a execução dos trabalhos de campo do Novo Atlas das Aves Nidificantes em Portugal, não tendo no entanto sido alvo de censos dirigidos. Não existem dados pormenorizados sobre a sua distribuição e abundância a nível regional.

No Porto Santo (Arquipélago da Madeira), com base em contagens efectuadas em três anos distintos (1999 a 2002) ao longo de toda a ilha, a população foi estimada como sendo seguramente inferior a 250 indivíduos e provavelmente inferior a 50 (M Nunes, com. pess.)

Em termos de estatuto de ameaça a nível da Europa, a espécie é considerada Em Declínio, apresentando um declínio continuado moderado (BirdLife International 2004).

Em Espanha, foi classificada como Vulnerável (VU) (Madroño et al. 2004).

Habitat
Ocupa fundamentalmente ambientes costeiros, de preferência arenosos, podendo contudo ocorrer em zonas húmidas mais interiores.

Factores de Ameaça
A degradação e diminuição da área de habitat adequado, em virtude das actividades recreativas e turísticas, é a maior ameaça que esta espécie enfrenta quer na Madeira (Câmara 1997, Oliveira 1999) quer nos Açores. A introdução de mamíferos predadores constitui também uma ameaça para a população dos Açores.

Medidas de Conservação
Nos Açores, a espécie encontra-se protegida por legislação nacional e internacional no âmbito das normas gerais de protecção das aves e dos seus habitats, não tendo sido alvo de acções específicas de conservação. As prioridades de conservação incluem obtenção de dados sobre a distribuição e a abundância da população de borrelho-de-coleira-interrompida nesta região.

No arquipélago da Madeira, estão em preparação várias medidas de gestão que poderão resultar numa efectiva protecção do seu habitat de nidificação, nomeadamente a criação de novas áreas protegidas e declaração de novas Zonas de Protecção Especial.

Notas
Nos Açores, segundo Bannerman & Bannerman (1966) a espécie tem estatuto de invernante e apesar de não haver confirmação de nidificação, são observadas aves em todas as ilhas ao longo do ano.

No Continente, a espécie apresenta uma população nidificante (que não se sabe se é residente ou migradora) e uma população invernante, ambas numerosas e com distribuição alargada, que se encontram em situação Pouco Preocupante (LC). Ocorre ainda como migrador de passagem, não tendo sido avaliada essa população.
in Livro Vermelho dos Vertebrados

 

Sem comentários: