sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Kata 3N1-20

As mochilas 3N1 da Kata podem ser utilizadas em diferentes posições, para facilitar o acesso ao seu equipamento. Fomos ver como funcionam na prática.
 
Numa saída fotográfica é importante manter o equipamento protegido, mas também rapidamente acessível, sob pena de se perder aquela foto fantástica. A gama 3N1 da Kata foi criada com isso em mente. Este sistema três em um prevê a utilização da mochila de várias formas: a convencional, com as alças paralelas; com apenas uma alça a tiracolo, para que possa rodar a mochila sobre o tronco e aceder rapidamente à câmara (posição "Sling"); e com as alças cruzadas sobre o peito para uma melhor distribuição do peso, podendo rapidamente colocá-la em apenas uma alça e rodá-la para a frente.
 
Experimentámos três membros desta família, diferentes no tamanho e na capacidade, mas baseámos o teste mais aprofundado no modelo médio, a 3N1-20, ideal para um kit completo. Nela pode acomodar uma câmara reflex, com um punho e uma teleobjectiva zoom média montada, três a quatro objectivas extra e um flash. A 3N1-20 situa-se entre a mais pequena 3N1-10 - com espaço para apenas uma a duas objectivas extra - e a de maiores dimensões 3N1-30 - para uma reflex profissional, com uma teleobjectiva zoom longa montada, cinco a seis objectivas extra e um flash.
 
Todas tem um compartimento no topo, dois bolsos exteriores e vários interiores, que permitem levar outros acessórios ou objectos pessoais variados.
 
Posição variável
Agradou-nos o formato rectangular e muito compacto desta mochila. Para uma maior protecção, todas as superfícies são almofadadas e há uma estrutura "vertebral" ao centro da tampa, que garante a rigidez e robustez da superfície frontal, sem se perder a facilidade de manuseamento e de acesso ao compartimento do equipamento. Este pode ser completamente personalizado, com divisórias que se fixam com velcro. Uma vez arrumado o equipamento, são vários os mecanismos de fecho que garantem a segurança do mesmo. Num primeiro contacto, a quantidade de fechos e mecanismos de segurança pode deixá-lo confuso, mas, após algumas utilizações, tudo se torna muito intuitivo. Na parte de trás existe uma estrutura sólida, a toda a extensão da mochila, que, para além de reforçar a ergonomia e correcta acomodação da mochila ao corpo, permite encaixar a alça que o utilizador optar por excluir quando usa a mochila em modo "Sling". Como já referimos, as alças são o ponto forte desta gama. Importa referir que são totalmente almofadadas e têm uma forma curva, que se molda bem às costas e aos ombros. Durante o nosso teste, que incluiu uma visita ao Zoo e uma sessão tardia no Rock in Rio, concluímos que a melhor forma para poupar as suas costas é colocar as alças na forma convencional até chegar ao local da sessão e, aí, alterar a posição das mesmas para a posição "Sling". Desta forma, em utilização prolongada, não há a assinalar desconforto ou dores musculares significativas.
 
Se quiser levar um tripé ou monopé (como no nosso caso) deverá utilizar uma bolsa opcional para o efeito. Esta fixa-se através de uma correia com velcro na argola existente na parte frontal da mochila e, depois, prende-se ao fundo através dos dois pequenos fechos para evitar oscilações.
 
Sobre rodas
Para facilitar o transporte do seu equipamento, sobretudo em viagens mais longas, a Kata disponibiliza o trolley VG-DTS. Compatível com os modelos 3N1-20 e 3N1-30, este acessório opcional está preparado para encaixar e acomodar a sua mochila e, literalmente, dar-lhe rodas. Se, por exemplo, tem de passar horas em aeroportos, a caminho do seu próximo destino de férias, este sistema pode ser a solução que procura. É prático, útil e muito fácil de utilizar.
 
Veredicto
A gama 3N1 da Kata é um sistema de transporte de equipamento suficientemente robusto, seguro e confortável para uma boa jornada fotográfica.
 
Os diversos tamanhos correspondem às necessidades de diferentes tipos de utilizadores, bem como às exigências do tipo de sessão fotográfica a realizar.
 
A versatilidade na disposição das alças, com destaque para o modo "Sling", à partida pode parecer complexa, mas, na prática, funciona bem e reflecte-se numa maior rapidez e facilidade de acesso à câmara.
 


in O Mundo da Fotografia Digital - Julho 2010


Sem comentários: