quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Placas Mãe - Formatos

Apesar do processador ser o principal componente de um computador, temos num computador vários outros periféricos, como memórias, discos rígidos e placas de vídeo, que sob seu comando desempenham várias funções essenciais. A função da placa mãe é justamente criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis.

O suporte a novas tecnologias, as possibilidades de upgrade e, até certo ponto, a própria performance do equipamento, são determinados pela placa mãe.

Formatos

Antigamente, era possível encontrar à venda placas no formato AT, formato que vinha sendo utilizado desde os primeiros computadores, actualmente o mais comum é o formato ATX. Os dois padrões diferenciam-se basicamente pelo tamanho: as placas adeptas do padrão ATX são bem maiores, o que permite aos projectistas criar placas com uma disposição mais racional dos vários componentes, evitando que fiquem amontoados. Na da foto abaixo, veja que a posição do processador na primeira placa (que é padrão AT) impede que encaixemos placas de expansão mais longas em alguns dos slots PCI e ISA. As caixas para placas ATX também são maiores, o que além de garantir uma melhor ventilação interna, torna mais fácil a montagem.

Outra vantagem é que nas placas ATX, as portas de série e paralelas, assim como conectores para o teclado, portas USB e PS/2, formam um painel na parte traseira da placa, eliminando a tarefa de conectá-las à parte de trás da caixa através de cabos e minimizando problemas de mau contacto.

Algumas placas com som e rede onboard também trazem no painel os conectores para estes periféricos.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
Placa mãe AT
 
Placa mãe ATX

Sem comentários: