sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Guia prático para... Melhorar a composição

As regras de ouro da composição

Seja qual for o seu tema de eleição, saiba como obter imagens cheias de impacto e regresse de férias com as melhores fotos de sempre.
 
A fotografia é, antes de mais, uma forma de comunicar. A exposição, a profundidade de campo e a distância focal desempenham um papel importante, mas o elemento mais importante de uma foto é a composição. É através dela que as suas imagens ganham força e impacto.
 
Perante um motivo que pretende fotografar, deverá colocar a si próprio algumas questões. Será melhor usar o formato vertical ou o horizontal? Estarão todos os elementos que compõem a imagem equilibrados? Será o espaço em torno do assunto suficiente para que este "respire"? Estará à distância correcta e com a melhor perspectiva para uma foto mais intimista? O que é a Regra dos Terços?
 
Existem vários factores que deve ter em consideração ao compor uma imagem. As dez regras de ouro da composição que lhe apresentamos vão ajudá-lo a fotografar com mais confiança, tornando essas decisões mais simples e intuitivas.
 
Abordaremos quatro géneros fotográficos: paisagens, arquitectura, vida selvagem e retratos, pelo que, seja qual for o seu destino este Verão, poderá tirar o máximo partido de tudo o que o rodear. O melhor de tudo é que pode aplicar estas dicas de composição a qualquer assunto, por isso, para onde quer que vá, faça-se acompanhar deste guia, e obtenha imagens marcantes.
in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: