sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Casa Frayões Metello - Memória e Património

Decorreu hoje, 26 de Outubro, a abertura da Casa Frayões Metello - Memória e Património, um espaço de cultura que acolhe as coleções museológicas do munícipio de Grândola, exposições temporárias de longa duração e o serviço educativo.

O acto decorreu com a presença de algumas dezenas de munícipes, que não quiseram perder a oportunidade de assistir a este acto que além de lhes permitir rever informações e objectos dos habitantes ancestrais deste concelho, lhes permitia também rever um espaço onde muitos deles frequentaram as aulas escolares.

Para já verificou-se a abertura de três espaços, uma sala com a exposição "História Arqueológica de Grândola - Vestígios e Artefactos", uma sala com a reconstituição de uma sala de aulas de uma escola primária de meados do século XX e um espaço de lazer infantil.

Como referiram o Dr. Carlos Beato, Presidente da Câmara Municipal de Grândola, e a Dra. Graça Nunes, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Grândola e Vereadora da Cultura, este espaço só se tornou possível, num período de crise como o actual, graças ao esforço da 'prata da casa', porquanto todo os trabalhos executados foram realizados pelos funcionários do município.

Após algumas palavras de abertura da Dra. Graça Nunes e do Dr. Carlos Beato, o Dr. Idálio (do Departamento de Património Histórico) apresentou o historial do edifício em si, ao que se seguiu a visita acompanhada aos vários espaços com apresentação dos mesmos pelo Dr. Idálio e pela Dra. Purificação.


Sem comentários: