sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como… Explorar a fotografia nocturna II

Efeitos de luz

Rastos luminosos

Captar rastos de luz de motivos em movimento, como automóveis, pode transformar imagens monótonas em apelativas fotografias nocturnas.

Para registar o efeito terá apenas de montar a sua câmara num tripé e definir uma velocidade de obturação lenta (experimente entre dois a cinco segundos, dependendo da velocidade dos veículos que está a fotografar) para explorar a sensação de movimento e conseguir imagens criativas e dinâmicas.

Sem estabilizador

Os sistema de estabilização de imagem integrados nas objectivas ou na própria câmara são úteis para reduzir os efeitos das vibrações quando fotografa com a câmara na mão, mas podem ter o efeito oposto quando usa um tripé durante exposições longas, pois os sensores giroscópicos que "corrigem" as vibrações podem, por si só, gerar movimentos indesejados e afectar a nitidez das imagens. Desligue o estabilizador e não terá de se preocupar! Estará também a prolongar a duração da bateria.

Efeitos especiais

Experimente fazer zoom durante a exposição para captar efeitos artísticos em cenas com luzes nocturnas. Irá precisar de uma objectiva zoom e de uma velocidade de obturação lenta.

Dependendo da luz disponível, cerca de 1/15 a 1/4 de segundo já será um bom começo. Comece a fotografar com a objectiva em grande-angular e, enquanto o obturador estiver aberto, rode o anel de zoom até à definição de teleobjectiva. Como alternativa, faça o movimento zoom inverso - de teleobjectiva para grande-angular.

Reflexos à noite

Procure rios ou lagos em frente a edifícios e obterá reflexos que irão duplicar a quantidade de luz e cor nas suas imagens nocturnas. Para além disso, o efeito duplicado e simétrico da cena dá força e equilíbrio às imagens. As superfícies molhadas, como os passeios, os pátios, também são óptimas para captar reflexos e dar impacto a primeiros planos pouco interessantes. Experimente também este tipo de abordagem ao final do dia, depois do pôr-do-sol, enquanto ainda há alguma luminosidade e cor no céu.

Autofoco ou foco manual?

Consoante a situação, na fotografia nocturna terá de usar ora o autofoco (AF) ora o foco manual (MF). Muitas vezes o ideal é utilizar o autofoco para focar uma área da cena e depois passar para o modo Manual para manter o foco fixo precisamente onde pretende. Deste modo, quando premir novamente o botão disparador, o autofoco não tentará fixar-se caso a luz ou a cena mudem, ou se passar uma inesperada vaga de trânsito.

Se fotografar na escuridão terá de encontrar uma parte da cena que seja suficientemente luminosa para que o autofoco consiga fixar-se.

Se tiver problemas, mude para o modo Manual e ajuste o foco.

Muitas câmaras com modo de visualização directa (Live View), permitem ampliar a cena no LCD e verificar se o foco está onde pretende - se for o caso da sua, recorra a esta funcionalidade, antes de captar várias imagens com exposições longas.

À hora certa

A hora pode fazer toda a diferença no que toca a captar rastos de luz de automóveis na cidade (veja as diferenças entre as fotos em baixo, captadas ao final do dia, com cerca de meia hora de intervalo entre elas). Apesar de no Verão o tráfego ser menos intenso em muitos centros urbanos, a "hora de ponta" continua a ser ideal para este género de fotografia!

Coloque-se num local seguro, perto de uma estrada movimentada, e faça experiências com exposições de 10 a 30 segundos para verificar qual capta os rastos de luz mais densos. Nesta altura anoitece mais tarde, por isso, no final do dia existe ainda luz no céu, o que pode dar um toque de cor às suas fotos.

in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010


Sem comentários: