quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Placas mãe - Portas paralelas e de série

Tanto as portas de série, quanto as portas paralelas, ou de impressora, são portas de comunicação que compartilham o canal de dados do barramento ISA. A princípio, o funcionamento de ambas é bem parecido. São usados alguns pinos para a transmissão de dados e outros para controle de fluxo e verificação.
A diferença principal, é que numa porta de série apenas um pino é usado para a transmissão de dados, sendo os bits transmitidos um a um, em série, dai o nome. Já nas portas paralelas, são usadas oito vias de dados, permitindo o envio de 8 bits de cada vez, o que as torna muito mais rápidas que as de série. No caso de placas mãe que não trazem slots ISA, e consequentemente não possuem este barramento, as portas são conectadas directamente ao barramento PCI.
As primeiras portas paralelas, eram capazes apenas de transmitir dados, e não de receber, sendo o seu uso geralmente restrito à conexão de impressoras. Foram posteriormente criados vários outros padrões para portas paralelas, que além de serem mais rápidos, permitem a comunicação bidirecional, como o ECP e o EPP. 
As portas de série também evoluíram. As primeiras portas eram capazes de transmitir dados numa velocidade de apenas 9,600 bits por segundo, enquanto as mais recentes podem transmitir a até 115,000 bits por segundo.
Com excepção das placas ATX, que possuem o painel na sua parte anterior, usamos cabos flat também nas saídas paralelas e de série. Numa extremidade temos o conector para ser encaixado na saída correspondente da placa mãe, e na outra, uma chapa metálica que deve ser fixada à caixa. Neste caso, o cabo funciona apenas como uma extensão que facilita a conexão de dispositivos. Os cabos de série e paralelos, assim como os cabos IDE acompanham a placa mãe, sendo os cabos de série especialmente importantes, pois existem várias combinações de posições dos fios internos neste tipo de cabo, fazendo com que, muitas vezes, o cabo de série de uma placa não funcione noutra. Caso você perca o cabo de série, ou compre um placa mãe sem o cabo, talvez tenha uma bela dor de cabeça até, depois de testar vários, encontrar um cabo que funcione na sua placa. Muitas placas padrão AT também acompanham cabos PS/2 ou USB.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
 
 

Sem comentários: