quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Placas mãe - Jumpers

Os jumpers são pequenas peças plásticas, internamente metalizadas para permitir a passagem de corrente eléctrica, sendo encaixados em contactos metálicos encontrados na placa mãe ou em vários outros tipos de placas. Os jumpers permitem a passagem de corrente eléctrica entre dois pinos, funcionando como uma espécie de interruptor.

Alternativas na posição de encaixe dos jumpers, permitem programar vários recursos da placa mãe, como a voltagem, tipo e velocidade do processador e memória usados, além de outros recursos. Ao montarmos um computador, os jumpers da placa mãe devem ser correctamente configurados, caso contrário podemos, em casos extremos, até mesmo danificar alguns componentes.
Os jumpers são mais um componente em extinção nas placas mãe modernas, pois a maioria das placas actuais são “jumperless”, ou seja, não possuem jumper algum, sendo toda a configuração das funções da placa feita através do CMOS Setup. No caso de placas que ainda trazem jumpers, muitas vezes estes são substituídos por Dip-Switches, que tem a mesma função, mas são um pouco mais práticos.
in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto
 
 

Sem comentários: