sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dez formas de melhorar a sua... Fotografia urbana

Se prefere aproveitar as férias para descobrir novas cidades e, claro, captá-las no seu máximo esplendor, aqui ficam dez ideias simples que o ajudarão a conciliar o seu interesse por viagens com a sua paixão pela fotografia.

Saiba como conseguir abordagens menos "turísticas", centrando-se na cultura dos locais que visita, e lembre-se que os habitantes de uma cidade são tão importantes quanto a sua arquitectura.

Procure o fora do comum
À medida que vai descobrindo uma nova cidade, esteja atento a tudo o que tenha um aspecto diferente ou invulgar. Conseguirá fotos com mais interesse e impacto.
 
O percurso menos caminhado
Se limitar as suas excursões aos locais turísticos, não obterá imagens originais - dirija-se a locais menos visitados. Os mercados locais são excelentes cenários para o efeito.
 
Alivie a carga
As pessoas costumam sentir-se "intimidadas" quando vêem fotógrafos com muito equipamento. Viaje leve: uma objectiva superzoom é o ideal e permite-lhe registar praticamente qualquer tipo de oportunidade fotográfica.
 
Utilize o modo Programa
Para fins criativos, deve usar os modos de Prioridade à abertura ou ao obturador e Manual, mas para fotos instantâneas pode definir a câmara para Programa. Active também o modo de ISO automático e não terá de se preocupar com os parâmetros da câmara.
 
Fora de horas
Para obter vistas "limpas" e aproveitar a melhor luz, deve começar a fotografar bem cedo. A "hora dourada", antes do pôr-do-sol, também é boa.
 
Vida nocturna
Leva a câmara consigo quando sair à noite e aproveita para captar paisagens urbanas nocturnas. Na ausência de um tripé, aumente a sensibilidade ISO e apoie a câmara nas estruturas existentes.
 
Planeie antecipadamente
Faça uma investigação prévia sobre o seu destino e procure locais que sejam interessantes do ponto de vista fotográfico.
 
Suba
Os pontos estratégicos elevados permitem captar vistas aéreas fantásticas - não se esqueça de ir às torres com acesso público.
 
Estilos de imagem
Se estiver a fotografar em JPEG, use os modos de cena ou os Estilos de imagem - recorra, por exemplo, ao modo Paisagem quando fotografar elementos naturais e céus azuis. Ou fotografe em RAW para mudar o estilo na fase de edição.
 
É bom conversar
Por norma, os habitantes das cidades são receptivos à comunicação com estrangeiros. Tente conversar com as pessoas e peça-lhes se as pode fotografar, ao invés de fotografar furtivamente.
in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010



Sem comentários: