quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Placas mãe - Conectores para a caixa

Numa das extremidades da placa mãe, encontrará um conjunto de encaixes que se destinam à conexão das luzes e botões do painel frontal da caixa. Aqui são ligados os botões reset, turbo, o keylock e os leds de power, disco rígido e turbo.

Nem todas as placas mãe possuem todos estes conectores. A chave do teclado e o botão turbo por exemplo, quase não são mais usados, justamente por não terem mais utilidade actualmente.
A tecla turbo da caixa serve para diminuir a frequência do processador. Isto era bastante útil na época dos computadores XT e 286, onde alguns programas projectados para funcionar em computadores lentos só funcionavam adequadamente com esta tecla pressionada. Porém, estes programas já não usados há muito tempo, e não existe nenhum outro motivo para que alguém queira tornar seu computador mais lento.

A chave do teclado (keylock) também quase não é mais usada, já que hoje existem meios menos antiquados de proteger o computador de bisbilhoteiros, como as senhas a nível de Setup e sistema operativo, assim como as protecções de ecrã com senha.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto

Sem comentários: