sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Como… Explorar a fotografia nocturna IV

Dicas

Atenção à bateria
Lembre-se que a bateria da sua câmara tem uma autonomia limitada, por isso, se está de férias e passou o dia  a fotografar, é possível que esta possa começar a escassear. A acrescentar a isto, as longas exposições irão exigir bastante energia. Para evitar que a bateria acabe antes de captar a foto perfeita, lembre-se de levar consigo uma ou duas baterias extra para substituição. O mesmo se aplica aos cartões de memória - leve um ou dois suplentes para qualquer eventualidade.

Mantenha-se confortável
Apesar de nesta altura estar quente, é natural que durante a noite a temperatura desça, por isso, para se manter confortável durante a sessão (que será bastante longa), o ideal é levar um casaco. Isto aplica-se sobretudo se resolver ir fotografar para zonas costeiras.

Se optar por explorar esta técnica noutra altura do ano mais fria, lembre-se que é importante vestir várias camadas de roupa e proteger as mãos do frio.

Se for fotografar para áreas próximas de estradas leve roupa com reflectores, para sua segurança.
Na câmara escura digital
Ao processar as suas imagens nocturnas captadas em RAW no Adobe Camera RAW, não receie aumentar os valores de Temperature para redorçar a intensidade das luzes e das cores. Subir ligeiramente Vibrance e Saturation também ajuda a avivar as cores. Depois de aplicar estes ajustes, recorra ao ponteiro de Recovery para evitar perda de informação nas altas luzes (sobreexposição), o que muitas vezes acontece depois da aplicação de ajustes tonais e de cores.

in O Mundo da Fotografia Digital - Agosto 2010

Sem comentários: