sábado, 4 de setembro de 2010

As sugestões da Sábado

A revista Sábado de 02SET2010, no seu suplemento GPS, sugere-nos o dia 04SET, sábado, no concelho de Santiago do Cacém:

Miróbriga, o castelo e a Igreja de Santiago entre os sítios a visitar
10h00
CONHECER SANTIAGO

Aproveite a manhã - enquanto o dia não aqueceu excessivamente - para conhecer melhor Santiago do Cacém. A cidade alentejana desenvolveu-se nas imediações de Miróbriga - povoado abandonado no século IV, de fundação anterior à ocupação romana hoje mais visível -, que pode visitar. Entre as ruínas que não obedecem à habitual planta de linhas perpendiculares, pode ver-se o antigo fórum, templos e os frescos do que terá sido uma taberna. Não muito longe, encontra o castelo de origem moura entregue à Ordem de Santiago pelo Rei D. Sancho II, em 1235. Em redor da cinta de muralhas, fica o Passeio das Romeirinhas de onde, além da planície alentejana, também se vê o mar. Junto à fortaleza, visite a Igreja de Santiago, edificada no século XIII mas radicalmente modificada depois do terramoto de 1755. Pense ir almoçar.

13h00
PEREGRINO FUNDE ALENTEJO

No Peregrino, o cardápio é de fusão e a inspiração alentejana. Afinal, José Júlio Vintém é o consultor gastronómico do restaurante do hotel Caminhos de Santiago. A carta do chef do portalegrense Tomba Lobos mete codornizes fritas em azeite perfumado com alecrim, mel de pinhões e nozes; bacalhau gratinado com espargos e salada de espinafres; e jardineira de legumes. Há mais para ver.

Abre das 13h30 às 15h e das 19h30 às 22h
15h30
UM ROTEIRO COM MAIS QUE VER

Procure os sítios mais frescos das imediações de Santiago do Cacém. A barragem de Morgavel, já em Sines, e a lagoa de Santo André são alguns dos locais onde previsivelmente a temperatura estará mais baixa. Regresse e visite uma feira de grande tradição.

A barragem foi inaugurada em 1980.

Todos os anos do 1º fim-de-semana de Setembro
17h00
UMA FEIRA COM MAIS DE 400 ANOS

Com o vinho como tema deste ano, a Feira do Monte, em Santiago do Cacém, decorre até amanhã. Realiza-se anualmente no primeiro fim-de-semana de Setembro e remonta ao século XVI, quando decorria em torno da antiga igreja de Nª Srª do Monte. Hoje está instalada no Pavilhão Municipal de Feiras e Exposições e exibe, entre outros, diversos expositores ligados a artesanato, gastronomia e turismo. A entrada é livre e hoje está aberta das 14h à 1h. Jante, ou petisque, por lá, que a animação é no palco principal do recinto.

NÃO ESQUEÇA

Para monte alentejano, a fauna do Badoca Safari Park é bastante exótica. Há apresentações de aves de rapina e, em liberdade, pode ver zebras, girafas, órix, gnus e outras espécies de origem africana. Fica no IC33 entre Santiago e Sines e os bilhetes individuais vão dos €14 aos €16.

 
22h00
ANA MOURA CANTA NO MONTE

A fadista Ana Moura conquistou artistas tão míticos como os Rolling Stones e Prince (com quem partilhou o palco como convidada especial no último Super Bock, Super Rock, no Meco). À Feira do Monte vai para prosseguir a rodagem de Leva-me aos Fados. O seu quarto e último álbum, sucedeu em Outubro de 2009 ao multipremiado Para Além da Saudade e nunca mais saiu dos topos de venda. Entre a tradição e novidade, a cantora reconstrói o género em canções como Fado das Águas - de Alfredo Marceneiro - ou Não É um Fado Normal - uma parceria com o folclore dos Gaiteiros de Lisboa.

ENTRADA grátis



Sem comentários: