quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Sensibilidade

Os sensores das câmaras podem trabalhar com diferentes sensibilidades. Deste modo, com maior sensibilidade, maior quantidade de luz são capazes de captar. A sensibilidade é um parâmetro mais que podes configurar na tua câmara em cada foto que disparas.

A sensibilidade mede-se segundo o standard ISO, no qual quanto maior é o número maior é a sensibilidade. São sensibilidades típicas 100, 200, 400, 800, 1600. Em cada um destes saltos obtém-se o dobro da sensibilidade. Assim, uma câmara em ISO 200 tem o dobro da sensibilidade que uma a ISO 100. Muitas câmaras permitem também utilizar valores intermédios como 600 ou 1200.

Por desgraça nem tudo são vantagens ao aumentar a sensibilidade da nossa câmara. Ao fazê-lo estamos perdendo definição e aumenta o nível de ruído. O ruído são uns pontos coloridos que vão aparecendo, especialmente nas zonas escuras.

Nestas fotos podemos ver como afecta a sensibilidade do sensor o nível de ruído. Segundo aumentamos a sensibilidade aumenta a por sua vez o nível de ruído.

ISO 100

ISO 400

ISO 1600
Resumindo, com menor sensibilidade maior qualidade de imagem e com maior sensibilidade pior qualidade de imagem.


.

Sem comentários: