quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Escolher a sensibilidade

Então qual é a sensibilidade que devo eleger ao fazer uma foto? Isso dependerá sempre da quantidade de luz que exista, mas sempre devo eleger a menor sensibilidade possível, assim obterei maior qualidade.

Utilizo sensibilidades altas para condições de luz muito baixas.

Como guia muito básico:

Para fotografias ao ar livre com bastante luz ou para objectos estáticos, pode-se utilizar uma sensibilidade ISO 100. Esta proporciona a máxima definição. Também se recomenda para fotografias nocturnas com tempos de exposição muito grande.

Para um uso misto recomenda-se uma sensibilidade ISO 200, que é um ponto intermédio entre definição e velocidade.
 
Para condições de luz más, por exemplo interiores, recomenda-se utilizar pelo menos uma sensibilidade ISO400. Também são recomendáveis para objectivas com pouca luminosidade, tele-objectivas e para congelar o movimento de sujeitos muito rápidos. No caso desta foto nocturna utilizou-se ISO400 para conseguir congelar o movimento dos laços (aumentar a velocidade de exposição) em condições de luz bastante pobres.

A partir de ISO 400 quando esteja mais às escuras, mas tenho em conta que a partir daqui a perca de qualidade é notória.

Mas recordo que isto é um guia muito básico para começar. A questão é sempre tratar de eleger a sensibilidade mais baixa possível em cada foto.

Sem comentários: