quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A objectiva

A objectiva é a parte da câmara que dirige os raios de luz até ao sensor.

Consta de uma ou várias lentes de forma convexa que projecta os raios de luz que a atravessam num ponto chamado foco. Quando focamos com a câmara na realidade o que fazemos é fazer coincidir o foco com o sensor da câmara para obter uma imagem nítida.

Com ela ajustamos a distância focal (zoom) e a focagem. Com uma distância focal de 50 mm consegue-se uma visão o mais parecida com o olho humano.

Todas as objectivas tem uma série de características que as fazem mais idóneas para dar forma aos tipos de fotos:

  • Distância mínima de focagem: É a distância a partir da qual se pode focar. Se fazemos uma fotografia abaixo da dita distância a objectiva não poderá focar e a imagem sairá tremida.
  • Abertura máxima do diafragma: Como vimos no tema de abertura do diafragma, cada objectiva tem uma abertura máxima do diafragma.
  • Distância focal mínima e máxima: Ou o grau de zoom que tem. Uma objectiva pode ser de foco fixo ou de foco variável (tipo zoom).
  • Estabilizador de imagem: O estabilizador de imagem é um sistema que reduz as vibrações, evitando trepidação. Facilita que as fotos não saiam tremidas e ajuda a obter fotos mais nítidas. Pode ir integrado na objectiva e também no corpo da câmara. A primeira opção faz que as objectivas sejam claramente mais caras ainda que seja mais efectivo. A segunda opção faz que seja mais barato, já que se pode comprar várias objectivas que não sejam estabilizadas mas dispor desta funcionalidade em todas.
  • Focagem: O sistema de auto focagem varia em velocidade e precisão segundo a gama da objectiva. As de alta gama tem uma auto focagem muito mais rápida e permite focar em condições piores de luz. Este aspecto é especialmente importante para fotografias nas que há muito movimento, como desportos. Outra diferença é que algumas objectivas permitem focar manualmente sem ter que mudar de modo automático para modo manual.
  • Qualidade de construção: As objectivas profissionais distam claramente na qualidade de construção com as objectivas domésticos. Permitem um uso mais extremo já que estão mais preparados para as inclemências, como a chuva, o pó e os golpes. Uma vez mais, o bom paga-se.
  • Nitidez, distorção e aberrações: As objectivas deformam a imagem, ainda que na ocasião seja imperceptivel. Isto se dá por causa do formato das lentes e por causa da precisão no seu processo de fabricação e fazem que a imagem fique distorcida. Os desvios (imperfeições) das imagens reais de uma imagem ideal prevista pela teoría simples denominam-se aberrações. A soma destes factores faz que uma objectiva seja mais ou menos nitida e fiel à realidade. Também se paga.

Sem comentários: