terça-feira, 28 de setembro de 2010

Balaenoptera borealis, Baleia-sardinheira


Taxonomia
Mammalia, Cetacea, Misticeti, Balaenopteridae.

Tipo de ocorrência
Açores: Visitante.

Classificação

Açores: EM PERIGO . EN (A1abd) (adopção da categoria IUCN (1994)).
Fundamentação: A espécie sofreu uma redução do tamanho da população de pelo menos 50% nos últimos 60 anos. A maior fracção deste declínio ocorreu no Hemisfério Sul, que apresentava uma população original bastante mais numerosa do que as do Atlântico Norte ou Pacífico Norte.

Distribuição

A baleia-sardinheira ocorre em todos os oceanos, nos dois hemisférios. A sua distribuição é cosmopolita mas restrita a águas temperadas (Leatherwood & Reeves 1983, Evans 1987, Perry et al. 1999). Nos Açores, está presente durante a Primavera e início do Verão (dados não publicados, DOP . Univ. Açores), provavelmente em migração para latitudes mais altas.

População
No Atlântico Norte, para efeitos de gestão, são reconhecidos três stocks: Labrador, Nova Escócia e Atlântico Este (Donovan 1991). Não há estimativas de abundância fiáveis para a espécie, nem se conhece a actual tendência populacional.

Habitat

É uma espécie pelágica que não se associa, normalmente, a águas pouco profundas (Evans 1987, Perry et al. 1999). Nos Açores, tem sido avistada perto da costa ou em associação com montes submarinos (dados não publicados, DOP . Univ. Açores).

Factores de Ameaça
Embora a captura desta espécie tenha cessado, as populações recuperam lentamente da redução devida à sobre-exploração.

Colisões com navios e capturas acidentais em redes de pesca poderão causar algum impacto populacional, mas a amplitude destas ameaças é desconhecida (Perry et al. 1999).

Como consequência das actividades de pesca, a competição pelas mesmas presas e a sobre-exploração dos recursos piscícolas poderão trazer problemas de conservação para a espécie (Perry et al. 1999).

Nos Açores, as actividades de observação de cetáceos poderão causar alguma alteração comportamental, mas não deverão constituir uma fonte de ameaça à conservação da espécie.

Medidas de Conservação
Nos Açores, para além da legislação internacional em vigor, foi criada regulamentação para a actividade recreativa e comercial de observação de cetáceos. Estão a ser realizadas campanhas de educação e sensibilização ambiental, no âmbito de projectos de investigação diversos.

Outra bibliografia consultada
IUCN (2004a); Reeves et al. (compilers) (2003).

in Livro Vermelho dos Vertebrados

Sem comentários: