quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tipos de objectiva

Olho de Peixe

Proporcionam um campo de visão máximo, chegando aos 180 graus. Criam imagens muito espectaculares e claramente deformadas. A foto de exemplo está feita com uma objectiva Peleng 8mm.

 
Grande Angular

O campo de visão é maior que o da visão humana. No chega a ser tão amplo como nos olhos de peixe, mas quase. Igualmente as fotos saem deformadas. A foto de exemplo está feita com uma objectiva Sigma 10-20mm.

 
Zoom intermédio

É o tipo de objectiva indispensável. Cobre um ângulo de focagem entre os 18mm e os 90mm. São muito versáteis porque permitem modificar a composição rapidamente sem ter que se mover e porque dispõe também de algo de grande angular, permitindo abrir o campo de visão mais além da visão humana. As fotos de exemplo estão feitas com um objectiva Tamron 17‐50mm.
 
Teleobjectiva

São as objectivas de distância focal mais alta. Permitem-nos fechar muito o plano sem ter que aproximar-se fisicamente. São imprescindíveis para a fotografia de desportos e natureza.
 
Todo o terreno

São objectivas que cobrem um ângulo muito amplo de focagem. Tem de tudo um pouco, de grande angular, de zoom intermédio e de teleobjectiva. Se bem que não seja a melhor opção se o que procura é nitidez, luminosidade e qualidade, são objectivas muito cómodas porque se evita estar mudando constantemente de lente e reduz a carga em viagens. O seu uso é de aficionado.
 
Macro

A peculiaridade destas objectivas é que tem uma distancia mínima de focagem muito muito baixa. São as objectivas que menos distorção oferecem. São ideais para a fotografia de insectos.
 
O clássico 50mm

Em todos os tipos de objectiva que temos visto até agora existe a possibilidade de que a objectiva seja de focagem fixa ou variável. Se a focagem é fixa não podemos aproximar nem afastar com o zoom. Este é um bom modo de nos esforçarmos mais na busca do enquadramento adequado, já que temos que mover-nos. Por isso a objectiva de 50mm, que é a que mais se assemelha à visão humana, é recomendada nas escolas de fotografia para a aprendizagem. Por outra parte, ao serem objectivas muito mais simples e com menos lentes são mais baratas e oferecem uma grande qualidade e luminosidade. São muito úteis para fotografia de retrato porque a sua abertura máxima de diafragma é muito grande e isso ajuda a reduzir a profundidade de campo e assim dar mais importância ao retratado.
 
Objectivas descentráveis

É uma objectiva cuja construção permite que o eixo óptico possa mover-se, ficando descentrada e alterando o plano de focagem sobre a câmara. Com ela pode-se conseguir um aumento da profundidade de campo ou mudá-la, segundo se veja. É ideal para fotografia de paisagens e arquitectura e muito úteis em retrato.
 
Reflectoras

São objectivas que utilizam na sua construção uma combinação de espelhos curvados e elementos de vidro. São muito compactas em relação à sua longitude focal. Uma objectiva de 500mm pode medir só 12 cm de comprimento. Estas ópticas costumam ter uma correcção cromática muito boa e podem focar a distâncias muito próximas. Como contrapartida costumam ser de focagem manual e tem uma única abertura de trabalho (a máxima), que costuma ser bastante limitada (f5 o f8).
 
Ter em conta
  • Utiliza o tapasol da objectiva sempre que possas. Ajudar-te-á a eliminar reflexos maus.
  • Geralmente as objectivas dão o seu maior grau de qualidade e de nitidez em aberturas de diafragma intermédias (f8, f11). Trata de evitar as aberturas dos extremos, já que é onde se produz maior distorção.
  • Primeiro ajusta-se a distância focal e depois se foca. Se focas primeiro, ao mudar a distância focal perde-se a focagem.
  • Se utiliza uma teleobjectiva, assegura-te que o tempo de exposição é suficientemente baixo para não ter trepidação Utiliza um tripé ou um monopé sempre que possas.
  • A objectiva sempre com a sua tampa para evitar o pó e os riscos.
  • Protege todas as tuas objectivas com um filtro UV ou skylight enroscados no seu extremo. Este tipo de filtros não afectam a qualidade das fotos nem supõe uma perda de luz. Sem embargo pode salvar a vida à objectiva e torna a limpeza mais fácil, já que se podem desenroscar e lavar com água e sabão neutro.
  
  • Antes de comprar uma objectiva comprove se serve para uma câmara full frame (fotograma completo). Actualmente só as câmaras profissionais contam com sensores de fotograma completo, mas possivelmente em breve começaremos a ver esta tecnologia em câmaras de aficionado. Se não temos isto em conta ao comprar uma câmara full frame teríamos que voltar a comprar de novo todas as nossas lentes.

    Sem comentários: