quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entendendo uma objectiva

Vamos analisar uma objectiva em concreto para entender como é e como podemos conhecer as suas características básicas de uma canetada. Neste caso uma teleobjectiva 70‐300 IS de gama média da Canon:
É uma teleobjectiva com uma distância focal 70‐300 mm. Isto significa que tem um zoom variável desde 70mm até 300mm.

A abertura máxima de diafragma é de f4 quando a objectiva está no extremo focal de 70mm e de f5.6 quando está ajustado a 300mm. Esta abertura máxima é a mais habitual nesta gama de objectivas.

O sistema de focagem é Ultrasonic. A Canon chama a este sistema USM e tem distintos graus de USM na sua gama. Ainda que esta objectiva seja mais ou menos rápida e suave focando nada tem que ver com o USM das de gama alta.

Dispõe de estabilizador de imagem.

A distância de focagem mínima é de 1,5, o que não a faz uma objectiva adequada para a fotografia macro.

No que toca a qualidade de construção é uma objectiva normal, com um aspecto nem frágil nem especialmente robusto. Não é de gama profissional e não está preparada para as inclemências como a chuva.

No que toca à nitidez, distorção e às aberrações é bastante fiel. O motivo é que o que melhor tem esta objectiva são as lentes. São similares (não digo que sejam as mesmas) que as que levam a gama imediatamente superior da Canon, que já é uma gama profissional.

É uma objectiva para aficionados.

Sem comentários: