segunda-feira, 21 de abril de 2008

Airsoft, o que é?

Classic Army SA RPK 7

Airsoft é uma actividade lúdica, aspirante a prática desportiva, apresentando-se como um jogo táctico em equipa, cujas regras são extremamente dinâmicas e adaptativas ao cenário envolvente. O Airsoft é praticado com armas de Softair, dispositivos portáteis que disparam esferas de plástico com seis milímetros de diâmetro, a uma energia entre 0.8 a 1.3 Joules. Mas a real virtude das armas de Softair é o seu realismo e semelhança com armas reais.
Classic Army SA58 Rifle

O Airsoft praticado em Portugal é, na sua grande maioria, de vertente recreativa. Existem equipas, clubes e associações que promovem jogos realizados em propriedades privadas, podendo um ajuntamento ascender às 200 pessoas em jogo simultâneo. A beleza do Airsoft recreativo prende-se com o carácter dinâmico dos jogos. É possível imaginar mil e um cenários de combate e aplicá-los a um jogo de Airsoft disputado entre duas ou mais equipas.
Classic Army CA53 A2

O valor mais evidente desta prática é sem dúvida o Fair Play. Sem honra e maturidade, o Airsoft não funciona. Ao contrário do Paintball, em que cada jogador é marcado com tinta quando é atingido, no Airsoft a munição não pinta.
Classic Army M15A4 Rifle

A recriação de cenários de combate em equipa é provavelmente a vertente mais praticada em todo o mundo, contudo existem esforços em aplicar o Airsoft em outras disciplinas com igual aspiração desportiva como é o caso do tiro prático, tiro de precisão, field-target, entre outros. O Airsoft é uma grande valência para o mundo do tiro, fazendo chegar um conjunto de práticas a pessoas comuns, sem grande problema. O Airsoft não advoga à violência nem uma arma de Softair pode matar. O Airsoft invoca questões como o companheirismo, o jogo em equipa, a estratégia e a táctica, a gestão e a comunicação, a coragem e a auto-valorização, o respeito pela Natureza e o respeito pelo próximo.
Classic Army CA33 KA3

Sem comentários: