quarta-feira, 23 de abril de 2008

E você, o que pensa?

De onde vem a água e os alimentos que consome? De onde vem as verduras que ingere? Obviamente, compra na frutaria ou no supermercado! Mas são produzidas na cintura verde da sua cidade ou viajam de longe para chegar à sua mesa?

O que a região produz? Ou tudo vem de fora? E se a chuva impedir o tráfego na estrada ou se faltar combustível ou se houver greve de camionistas para trazer a comida de outras regiões? E se não puder vir comida durante duas semanas?

Qual seria a solução? Em algumas cidades aproveitam-se os terrenos vazios e organizam-se hortas e pomares; em outras plantam-se árvores frutíferas nas calçadas, nas praças e nos terrenos de prédios públicos, como escolas, creches e repartições. O que acha disso? Daria certo?

A água da sua casa é tratada? Falta água em sua casa muitas vezes durante o ano? Você acha que a água de um rio protegido pelas matas é igual à água de um rio cercado por agricultura mal executada, ou água cheia de lixo, entulho, esgoto e veneno?

O que faz com o lixo? Pratica a selecção de lixo? Deita o lixo pela janela quando viaja de autocarro, de carrinha ou de automóvel, ou anda pela calçada? Para se livrar de baratas e de pernilongos usa venenos? No quintal, deixa juntar lixo e recipientes que acumulam água?

Que tipo de ambiente – urbano, agrícola ou natural - tem o solo mais permeável e permite a captação de mais quantidade de água das chuvas para recarregar o lençol freático, o depósito de água dentro da terra? Sabe que a água da torneira de sua casa vem, não da caixa de água, mas do lençol freático, da nascente ou do poço?

Acha que faltam áreas verdes e árvores nos campos e nas cidades? Em qual desses ambientes vive? Onde brincam as crianças do seu bairro?

Cada um de nós pode organizar-se, na escola, no clube, na igreja e ir conversar na Câmara para descobrir como mudar a situação – por exemplo, arborizar a rua da escola e a paragem do autocarro, participar do programa de recolha selectiva de lixo. Muitas organizações não governamentais, as ONG's, também podem ajudar.
Cores e tipos de recipientes para recolha selectiva de lixo sólido. 
Para simplificar podem ser usados sacos grandes para sólidos secos e molhados.

O que faria se faltasse energia eléctrica durante uma semana? Será que também não faltaria água, porque as bombas ficariam paradas? E os processos de trabalho e os sistemas virtuais que dependem da energia eléctrica? Seria interessante economizar para não faltar? Realiza acções para aumentar ou para diminuir o consumo de energia e de água tratada (banhos e descargas demoradas; lavar calçadas e regar jardim)? Já pensou em recolher a água das chuvas de modo a poder usá-la na sua casa? Como são tratados os rios e os riachos do seu bairro, da sua cidade? Deitam neles lixo, esgoto e entulho?

Entendeu a necessidade da infraestrutura natural e de seus serviços essenciais? Ficou com alguma dúvida? Acha que estamos enfrentando algum risco na qualidade de vida ou mesmo de morte, pela forma com que tratamos a Terra? A infraestrutura e os serviços ambientais estão em ordem? Não se lembra? Leia o texto novamente!

Onde você poderia contribuir, em sua casa ou em sua empresa ou onde passa grande parte do seu tempo, para evitar o desaparecimento da nossa civilização? Tem alguma ideia prática que poderia realizar em casa, na sua empresa, na sua comunidade? Se já estiver fazendo algo para ajudar a natureza a manter a vida, inclusive a nossa e das futuras gerações (nossos filhos e netos), escreva.

Discuta e articule com familiares e a comunidade o que cada um e todos podemos fazer. Somente a sociedade consciente e articulada tem força política. Reflicta! Inicie economizando água e evitando desperdício de energia eléctrica. Evite fugas de água em torneiras, vasos sanitários e outros. Não permita que aparelhos electrónicos permaneçam ligados sem necessidade. Não gaste à toa água tratada. Utilize aparelhos que gastam menos energia. Procure soluções! Seja criativo. Não deixe para os outros o que você pode fazer, em seu benefício e em benefício de sua família e de sua comunidade, e mesmo de seu país e de sua Terra. Estamos todos na mesma nave. Reclame se outros não fazem o que deveria ser feito, pois no final afecta você, a sua família e a sua comunidade.

Sem comentários: