domingo, 20 de abril de 2008

Os Componentes

Agora que já entendeu o que se passa dentro da caixa de um PC, que tal se estudássemos a função dos seus principais componentes?

Já deve estar familiarizado com a função do processador. Actualmente encontramos no mercado vários processadores diferentes. Em ordem de evolução, podemos citar o 486, o Pentium, o Pentium MMX, o K6, o K6-2, o Pentium II e o Celeron, o Pentium III, o Duron, o Athlon, o Pentium IV, o AMD 64, o Intel Dual Core e o Intel Duo 2 Core.

Definimos o processador como o cérebro do microcomputador. Pois bem, todo o cérebro precisa de um corpo, que é justamente a placa mãe. Ela traz todos os componentes que permitem ao processador comunicar-se com os demais periféricos, como discos rígidos, placas de vídeo, etc. Outra função da placa mãe é acomodar e alimentar eletricamente o processador.

Cada processador precisa de uma placa mãe desenvolvida especialmente para ele pois, devido à diferenças de arquitectura, os processadores possuem “necessidades” diferentes. Cada processador possui um número diferente de contactos, ou terminais, opera usando uma voltagem diferente e precisa de um conjunto de circuitos de apoio desenvolvidos especialmente para ele. O próprio encaixe do processador muda de família para família. Você jamais poderá instalar um Athlon numa placa mãe para Pentium III por exemplo.
Apesar das diferenças, normalmente as placas mãe são desenvolvidas para serem compatíveis com mais de um processador. Uma placa mãe socket 7, por exemplo, quase sempre suportará desde um Pentium de 75 MHz até um K6-2 de 550 MHz, passando por processadores Pentium MMX, K6 e Cyrix 6x86. Uma placa socket 370 por sua vez, suporta processadores Celeron e Pentium III. Placas socket A são compatíveis com os processadores Athlon e Duron da AMD.

Mas a importância da placa mãe não para por aí. Ela determina quais componentes poderão ser usados no microcomputador (e consequentemente as possibilidades de upgrade) e influencia directamente na performance geral do equipamento. Com certeza, você não gostaria de gastar 200 ou 300 euros numa placa de vídeo de última geração, só para descobrir logo depois que não poderá instalá-la, pois a placa mãe do seu microcomputador não possui um slot AGP. 
Para poder trabalhar, o processador precisa também de memória RAM, que é vendida na forma de pequenas placas, chamadas de módulos de memória, que são encaixadas na placa mãe. 
Todos os programas e arquivos são armazenados no disco rígido, também chamado de HD (Hard Disk). A capacidade do disco rígido, medida em Gigabytes, determina a quantidade de arquivos e programas que será possível armazenar. O disco rígido também exerce uma grande influência sobre a performance global do equipamento. O disco rígido é acomodado na caixa e ligado à placa mãe através de um cabo.

Outro componente essencial é a caixa de metal que acomoda e protege os frágeis componentes internos do micro. A caixa traz também a fonte de alimentação, responsável por converter a corrente alterna da tomada (AC) em corrente contínua (DC) usada pelos componentes electrónicos. A fonte também serve para atenuar pequenas variações de tensão, protegendo o equipamento.

A placa mãe, o processador, os módulos de memória e o disco rígido, são os quatro componentes básicos do microcomputador. Porém, por enquanto temos um equipamento “autista”, incapaz de receber ou transmitir informações. Precisamos agora adicionar “sentidos” na forma de mais componentes. Os essenciais são a placa de vídeo, que permite que o microcomputador possa gerar imagens a serem mostradas no monitor, teclado e rato, que permitem ao utilizador operar o microcomputador.

Outros componentes permitem ampliar os recursos do microcomputador, mas podem ser definidos como opcionais, já que o computador pode funcionar sem eles:

O CD-ROM permite que o microcomputador leia CDs com jogos ou programas. Caso o microcomputador possua também uma placa de som, poderá ouvir também CDs de música. Existem também os drives de DVD, que além de lerem CDs normais, lêem DVD's de programas ou filmes.

A placa de som permite que o microcomputador gere sons, tocados por um par de colunas. A placa de som também traz entrada para um microfone e para um joystick. Junto com um drive de CD-ROM, a placa de som forma o chamado Kit multimédia.

O Fax-Modem permite a comunicação entre dois computadores usando um linha telefónica. Ele permite a recepção e transmissão de faxes e o acesso à Internet. O Fax-Modem foi um componente praticamente obrigatório; afinal, um microcomputador que não pode ser conectado à Internet tem uma utilidade muito limitada. Mas com a divulgação do acesso à Internet por Banda Larga, este acessório acabou sendo substituído pelos modems de Banda Larga, por norma acessórios externos com ligação USB ou Ethernet.

Temos também o drive de disquetes, que apesar de ser um componente de baixa tecnologia, ainda é necessário, pois as disquetes ainda são usadas para transportar dados, embora sejam largamente substituídas pelas pen (discos amovíveis) USB.

Além destes, temos uma gama enorme de acessórios: Impressoras, Scanners (que permitem digitalizar imagens), câmaras fotográficas digitais (que ao invés de usarem negativos geram imagens digitais), câmaras de vídeo conferência, placas de captura de vídeo e muitos outros.

Sem comentários: