sexta-feira, 4 de abril de 2008

Fundamentos Ambientais II

Você sabe qual é a infraestrutura natural que proporciona os serviços ambientais necessários para manter e promover nossa vida e a vida, a saúde e o funcionamento dos sistemas de produção agropecuários e outros, como a água para a indústria? 
Fica fácil perceber a existência da infraestrutura natural e dos serviços naturais essenciais quando se considera o AMBIENTE NATURAL PRIMÁRIO - onde só existem ROCHAS - como marco inicial e como referência inviável para a vida. As condições ambientais que ocorrem sobre os pisos cimentados são semelhantes àquelas encontradas sobre as rochas, ou seja, não oferecem condições de vida! 
A camada de ozónio, que bloqueia a radiação ultravioleta danosa à vida, se formou a partir do oxigénio produzido na fotossíntese das plantas aquáticas. 
A vida criada nos mares encontrou, logo após o estabelecimento da camada de ozónio, esse ambiente terrestre inóspito, constituído apenas por rochas. 
A água é essencial à vida. A água apareceu no tempo de formação do próprio planeta, dando origem ao oceano. Só foi possível colonizar os continentes rochosos (não tinham solo nem lençol freático), depois de a natureza DESENVOLVER solo permeável para armazenar a água das chuvas no lençol freático. 
Os primeiros seres visíveis a colonizar este ambiente primário, inóspito para a vida, após o estabelecimento da camada de ozónio, foram as algas e os fungos, formando a ASSOCIAÇÃO chamada líquen. Esses liquens, que podem ser observados em rochas e em troncos de árvores, têm coloração prateada para reflectir o máximo da radiação do sol. Dessa maneira, evita-se o aquecimento da rocha e do solo e assim se reduz a perda da água armazenada, por evaporação. Conforme o solo ia sendo formado (demora uns 500 anos para formar um metro de perfil de solo, em clima quente e húmido), mais água ia sendo armazenada, e plantas mais exigentes em água iam estabelecendo-se, numa espiral crescente de diversificação de espécies, de tamanho de plantas, como líquen, musgo, capim, ervas, arbustos, árvores, até chegar aos AMBIENTES-CLÍMAX NATURAIS, formando os diferentes ecossistemas naturais que conhecemos, como FLORESTAS, PINHAIS e SAVANAS, altamente hospitaleiros para a vida, comparado a uma paisagem só de rochas ou de areias secas ou de piso cimentado.

Sem comentários: