sábado, 12 de abril de 2008

O valor real da inflação

Todos nós temos visto os responsáveis políticos do nosso país afirmarem que a taxa de inflação em 2008 será de 2,1%.

No entanto todos nós que fazemos compras vemos os preços dispararem continuamente, por exemplo no inicio do ano um pão de forma de 550grs da marca 'E' custava 0,59€ num hipermercado Modelo, neste momento custa 0,76€, ou seja sofreu um aumento de 28,8% e ainda só terminaram 3 dos 12 meses do ano...

Hoje deparei-me com um exemplo ainda mais dispare, ao preparar o meu jantar apercebi-me que não possuía em casa o vinho branco necessário para a sua confecção, com um hipermercado Modelo a algumas centenas de metros a solução era óbvia...

Uma vista de olhos aos meus registos informáticos deu-me a saber que o último pacote de fim adquirido para esse fim em Janeiro ou Fevereiro de 2008, custara-me nesse local 0,54€, de imediato coloquei no bolso 0,60€ em moedas, mas quando já me dirigia à porta o bom senso fez-me recuar e colocar mais uma moeda de 0,50€ no bolso...
 
Ao chegar à prateleira dos vinhos no hipermercado descobri que fora realmente uma medida de bom senso trazer mais uma moeda, o produto em causa sofrera no espaço de 2 ou 3 meses um aumento de 37%, passando a custar 0,74€!!! 
Em apenas dois produtos temos uma inflação de quase 30% num dos casos e de quase 40% no outro! Será que vivo num país diferente daquele em que os nossos responsáveis políticos fazem os estudos para determinar os níveis de inflação?

Sem comentários: