quinta-feira, 3 de abril de 2008

O esutismo e a sociedade civil

A organização mundial do movimento escutista (OMMS) é uma organização não governamental internacional (ONGI). Faz parte da sociedade civil internacional e é reconhecida enquanto tal pelas organizações intergovernamentais como a União Europeia, o Conselho da Europa e as Nações Unidas. 
A OMMS trabalha em colaboração com outras ONGI’s numa grande variedade de domínios sociais, tais como: a educação, a política da juventude, a cooperação e o desenvolvimento, a promoção da paz, etc. 
As associações escutistas nacionais são igualmente (ou deveriam ser) organizações não governamentais. Fazem parte da sociedade nacional e são reconhecidas enquanto tal pelo estado e pelas autoridades locais. Colaboram com outras ONG nos diferentes domínios sociais e são membros de diferentes plataformas representativas, como por exemplo os conselhos nacionais da juventude. 
O Movimento ajuda a sociedade civil a desenvolver-se:
  • fornecendo serviços de informação à juventude
  • propondo um educação pela democracia
  • praticando uma política de igualdade de oportunidades
  • procurando e criando parcerias com populações marginalizadas
  • ajudando os jovens a ultrapassar os obstáculos que entravam a sua mobilidade
  • lutando contra a xenofobia e o racismo
  • contribuindo activamente no desenvolvimento europeu de políticas para a juventude mais eficazes que beneficiem todos os jovens europeus e não só os dos estados membros
  • criando pontes de amizade tanto no interior como para além das suas fronteiras.
O escutismo traduz constantemente estes objectivos na prática, em todos os níveis. Ao nível europeu, como indicado na introdução, é questão considerada nas prioridades do Plano Regional e do Plano de acção. Basicamente estes objectivos estão incluídos no método escutistas propriamente dito, o que significa que nós utilizamos já ferramentas educativas eficazes que permitem aos escuteiros ter um impacto concreto e durável no desenvolvimento da sociedade civil. O desafio consiste em reconhecer e enriquecer o que existe já como ideias e projectos inovadores.

Sem comentários: