sábado, 26 de abril de 2008

Dávida do sangue

Decorreu hoje em Grândola a recolha da dádiva do sangue.

"Dar sangue é um acto voluntário, devendo ser realizado no anonimato e com o mais elevado altruísmo, sempre com a consciência plena de que o seu estado de saúde é bom e que o doente que receber o seu sangue, o receberá em segurança. A importância e a beleza das acções, ajudam a definir os homens conscientes e bons."
Joaquim Moreira Alves, Presidente da FAS
(Federação das Associações de Dadores de Sangue)


A recolha, realizada por uma equipa do Instituto Português do Sangue, decorreu entre as 09:00 horas e as 13:30 horas na Escola Básica 2,3 D. Jorge de Lencastre.

Porquê dar Sangue?

Como é do seu conhecimento, o sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Como tal, o sangue existente nos serviços de sangue dos hospitais depende diariamente de todos os que decidem dar sangue, de forma benévola e regular, partilhando um pouco da sua saúde com quem a perdeu.

Todos os dias existem doentes com anemia, doentes que vão ser submetidos a cirurgias, doentes acidentados com hemorragias, doentes oncológicos que fazem tratamento com quimioterapia, doentes transplantados e muitos outros que necessitam de fazer tratamento com componentes sanguíneos. Enquanto que um doente com anemia pode necessitar de 1 ou 2 unidades de sangue, um doente com transplante de fígado ou um doente com leucemia pode necessitar de um número bastante elevado de componentes sanguíneos.
 

Sem comentários: