terça-feira, 15 de abril de 2008

Conceitos básicos de fotografia

INTRODUÇÃO

O processo que devemos seguir para fazer uma fotografia pode dividir-se em três passos:

  • Fixar, com a ajuda de uma câmara, a imagem numa película fotográfica, sensível à luz.
  • Revelar a película, obtendo assim o negativo da imagem.
  • Fazer uma cópia em papel a partir do negativo. Esta cópia positiva será a nossa foto final.

Estes apontamentos descrevem os conceitos técnicos básicos necessários para levar a cabo cada um destes passos.


O MANEJO DA CÂMARA

A câmara fotográfica serve para captar uma imagem numa película fotográfica, sensível à luz. Consta de duas partes: um corpo dentro do qual se aloja a película e uma objectiva que permite focar uma imagem sobre a dita película.

Funcionamento da câmara

A objectiva é formada por umas lentes que focam a luz exterior sobre a película. O diafragma da objectiva regula a quantidade de luz que chega à dita película. O mecanismo de focagem permite mover a lente dentro da objectiva para que os que se encontram a uma determinada distância apareçam nítidos na película, A distância focal da objectiva determina o seu grau de ampliação. A distância focal de 50mm é considerada normal (o campo de visão da objectiva é, aproximadamente, o de visão do olho humano); as objectivas de distância focal superior são chamadas teleobjectivas e as de distância focal inferior a 50mm são chamadas de grandes angulares.

Câmara reflex de 35mm

O corpo da câmara serve para guardar a película, que é sensível à luz, isolada do exterior. O obturador é o mecanismo que se abre para que a luz alcance a película e a imagem fique registada. Este obturador pode controlar-se para que permaneça aberto mais ou menos tempo, deixando, desta forma, que uma maior ou menor quantidade de luz incida sobre a película. Como se vê, tanto o diafragma como o obturador permitem variar a quantidade de luz e os seus efeitos se complementam.

Sem comentários: