terça-feira, 22 de abril de 2008

O projecto “MOBA”: um exemplo concreto da nossa aproximação

A palavra “MOBA” designa uma tradição segundo a qual, os fazendeiros vizinhos, em particular os homens e mulheres jovens, se juntam para se ajudar mutuamente sempre que a mão de obra suplementar falta. 
Moba é o nome de um projecto de desenvolvimento local na Europa do sueste. As primeiras actividades do projecto foram introduzidas no fim do verão de 2002, altura em que este costume era praticado. Este simbolismo complementar acrescentou uma cor específica às actividades.

Em que consiste o projecto MOBA?


O projecto tem como objectivo contribuir no desenvolvimento da região, oferecendo programas de alta qualidade para os jovens, baseado nas experiências das associações escutistas nacionais, agindo enquanto ONG de desenvolvimento local no quadro de uma vasta rede de voluntários. 
O projecto Moba implica igualmente um compromisso forte por parte da região europeia do escutismo, das associações escutistas nacionais da Bósnia-Herzegovine, da Jugoslávia, de ERY da Macedónia, dos escuteiros franceses (Scouts de France) e do ministério francês dos assuntos estrangeiros, de modo a se estender a cooperação e as actividades regionais, a reforçar a capacidade de acção dos participantes e a desenvolver projectos locais com os outros intervenientes nos assuntos da juventude. 
Este projecto foi elaborado com base na análise das necessidades dos jovens e a partir da experiência adquirida graças à cooperação frutuosa noutras regiões em crise. 
É pois um projecto de três anos que deve terminar em 2004.
 
Um método de trabalho inovador:


O projecto Moba está sustentado numa aproximação inovadora das associações escutistas às instituições e organizações de diferentes níveis. Vai desde a assistência ao nível internacional aos projectos locais, passando pela coordenação ao nível nacional. 
É um bom exemplo da maneira como o movimento escutista pode criar parcerias coroadas de sucesso com a finalidade de reforçar o sector da juventude na sociedade civil. Não hesita em abrir-se aos outros conservando a sua especificidade. 
Foram criadas comissões de coordenação nacional em cada um dos países visados e é um grupo de supervisão internacional quem dirige o conjunto do projecto. 
A rede existente de elaboração, no quadro deste projecto, aumenta a capacidade dos jovens voluntários que dirigem organizações da juventude e as de emprego das ONG implicadas ao nível local, regional e nacional.

Sem comentários: