domingo, 31 de janeiro de 2010

O fiel amigo do homem

Cão ou cachorro (Canis lupus familiaris) é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100 000 anos. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma selecção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade de (mais de 400) raças caninas, que actualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. O vira-lata (Brasil), ou rafeiro (Portugal) é a denominação dada aos cães sem raça definida, SRD, ou mestiços, descendentes de diferentes raças.
 
O cão é um animal social que na maioria das vezes aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o ser humano, possui excelente olfacto e audição, é bom caçador e corredor vigoroso, é actualmente omnívoro, é inteligente, relativamente dócil e obediente ao ser humano, com boa capacidade de aprendizagem. Desse modo, o cão pode ser adestrado para executar grande número de tarefas úteis ao homem, como cão de caça; pastorear rebanhos; como cão de guarda para vigiar propriedades ou proteger pessoas; farejar diversas coisas; resgatar afogados ou soterrados; guiar cegos; puxar pequenos trenós e como cão de companhia. Estes são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem". Não se tem conhecimento de uma amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a do humano e a do cão.

Os sentidos dos cães

Os cães pertencem à família dos canídeos, da qual fazem parte, também, os lobos. Esta família de predadores possui sentidos apurados para a captura de presas e para protecção da matilha. 

Olfacto
O nariz super sensível de um cachorro.

Os cães possuem trinta vezes mais sensores que um ser humano. Tal capacidade apurada permite a um cão adestrado/policial, por exemplo, localizar drogas, minas terrestres e pessoas sob escombros.

Audição
O cão é capaz de ouvir sons quatro vezes mais distantes que o homem. O animal é capaz ainda de ouvir ultra-sons que chegam até 60 kHz, considerados inaudíveis para o ser humano (que os escutam até 20 kHz, por exemplo).

Visão
A visão nocturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos. Seu ângulo de visão também é mais amplo, devido a posição de seus olhos, localizados ao lado da cabeça. O cão tem visão colorida, mas só consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde. Ele vê da mesma maneira o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho.
 
A selecção de um cão deve ser tomada tendo em conta o espaço que se possui e o tipo de habitação. Alguns animais necessitam de bastante espaço para ter uma vida saudável sendo por isso aconselhável somente a quem possua uma vivenda.
Por essa razão nos últimos dez anos tive de abdicar da presença de um fiel amigo...


Mas o ano de 2010 representou uma viragem nessa situação... Comecei o ano mudando para uma habitação com um quarto de hectare de quintal e a minha primeira ideia quando o vi foi: "Tem muito espaço para ter um cão!"


Daí a passar das ideias aos actos foi um passo, foi fácil encontrar uma alma caridosa que compreendeu que o seu cão teria muito mais espaço para espairecer no meu quintal, até porque se trata de um animal com sangue husky nas suas origens.
Os huskys são cães com uma estrutura física musculosa ("husky" significa "robusto" em inglês), e são fortes comparados a outros cães do mesmo porte.


São muito carinhosos e atenciosos, entretanto precisam gastar suas energias para que não se tornem problemas para seu dono.


O husky é muito brincalhão. Por esse motivo, este cão é recomendado para as crianças com cinco anos em diante. Crianças com menos de quatro anos podem não ter domínio sobre o cão, pois ele também é dotado de uma grande força.
Normalmente completamente dócil e aficionado com as pessoas, os huskys possuem um forte instinto de caçador e podem matar gatos, coelhos, galinhas, pássaros e outros pequenos animais. Devem ser mantidos em cercados seguros pois frequentemente desaparecem em longas viagens para caçar. Não se deve permitir à eles passearem sozinhos ou sem coleira. Eles são treináveis até um certo grau, mas paciência é necessária. São naturalmente independentes e não vão obedecer cegamente a todos os comandos.
Não tendem a comportamento agressivo ante outros cães, mas se atacados lutam ferozmente.
Os huskys são também cães de trabalho desenvolvidos para puxar trenós. Por esse motivo, é bom fazê-lo puxar de vez em quando de 6 a 11 quilos.
Neste caso as preocupações e as vantagens não serão tantas porquanto se trata de um cão mestiço, mas o contacto com ele já permitiu perceber que possui muitas das características dessa raça, nomeadamente a força!

sábado, 30 de janeiro de 2010

Tanaka SW M37 .38 J-Police Model

Apesar dos absurdos da legislação portuguesa no que toca às réplicas de airsoft, os fabricantes internacionais não se detém na construção de novos modelos.
Um deles, que pelas suas dimensões será certamente mais adequado como arma de backup, para os jogos de CQB e não só, é o Tanaka SW M37 .38 J-Police Model (Heavy Weight).
O revolver M37 de calibre .38 e cano de 2", é uma das armas mais usadas pela policia japonesa. Foi agora tornado disponível para o airsoft pela Tanaka.
O seu pequeno tamanho torna-o extremamente fácil de ocultar, tem no entanto um punho de tamanho normal que proporciona um óptimo nível de controle do revolver.
Apesar de pouco prático para a utilização em espaços alargados, quer contra AEG's, quer contra pistolas GBB de maior dimensão, o Tanaka M37 é uma réplica excelente para backup ou até tiro ao alvo de lazer.
Usa apenas gás HFC134a, porque a utilização de gás de alto potência iria danificar o revólver. 
Fabricante: Tanaka
Modelo:
TK-M37-JHW

Hop-up:
Fixo

Peso:
434 grs

Comprimento:
160,0 mm

Capacidade:
10 bb's
Potência: 160 fps
Fonte de energia:
HFC134a

Blowback:
Não

Modo de disparo:
Simples, Dupla-acção
 
Fonte: Redwolf Airsoft

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Aves XXIII

Papa-moscas-cinzento Muscicapa striata 14cm
Empoleira-se nos ramos em posição quase vertical.

Apanha os insectos no ar, regressando com frequência ao mesmo poleiro depois de cada voo. Encontra-se nos bosques e nos jardins, principalmente no final do Verão, quando se dirige para África. 
Papa-moscas-preto Ficedula hypoleuca 13cm
Ave migradora, muito comum em Portugal no final do Verão, quando passa a caminho de África. É uma espécie fácil de observar: poisa bem à vista, lançando-se em curtos voos sobre os insectos que lhe passam ao alcance. Frequenta locais arborizados e emite um 'whit' seco, muito característico. 
Felosa-comum Phylloscopus collybita 11cm
Pode encontrar-se nas matas e em zonas de vegetação arbustiva. É muito comum durante o Inverno. Possui um canto monótono e muito característico: duas sílabas, 'chiff' e 'chaff', repetidas numa melodia variada. Possui uma actividade frenética. 
Fuinha-dos-juncos Cisticola juncidis 10cm
Ave minúscula, dotada de comportamento esquivo. Canta em voo para se tornar mais notada. Pode ser vista em campos de cultivo relativamente descobertos, em locais encharcadiços e também em terrenos baldios situados próximo das povoações.