sexta-feira, 5 de maio de 2017

Acessórios para Objectivas

Muitas objectivas têm uma rosca na parte frontal que permite encaixar filtros e outros acessórios. O problema de alguns acessórios é que eles alteram permanentemente a imagem que capta. Se utilizar um programa de edição fotográfica para obter o mesmo efeito, pode ter sempre a versão original da imagem e aplicar todos os efeitos desejados durante a pós produção. Estes são alguns dos acessórios que pode encaixar:

• As objectivas intermutáveis estão disponíveis para todas as câmaras reflex digitais e telemétricas.

• Os conversores para objectivas permitem aumentar a gama do zoom de câmaras com objectiva zoom fixa (que não pode ser removida). Estes conversores encaixam no zoom da objectiva. O problema destas lentes é que são desenhadas para câmaras específicas. Podem ser bastante caros e se comprar uma câmara nova, ou mesmo uma versão mais recente do mesmo modelo, os conversores podem não funcionar com a nova objectiva.

• Os colares de tripé (lens collars) rodeiam a objectiva e têm um apoio de tripé. Isso permite-lhe montar a objectiva, em vez do corpo da câmara, num tripé, de forma a que a combinação corpo/objectiva fique equilibrada. Quando coloca a objectiva no tripé pode desapertar o colar para rodar a câmara para a posição vertical ou horizontal, enquanto a mantém centrada. Isto elimina a necessidade de tombar a câmara para captar fotos na vertical.

• O pára-sol protege o elemento frontal da objectiva de pancadas e evita que a luz dispersa atinja a objectiva, para não provocar brilhos indesejados ou efeitos fantasma nas imagens.

• As tampas protegem a parte frontal e traseira da objectiva quando não está a utilizá-la. Uma tampa para o corpo protege a câmara quando não tem nenhuma objectiva encaixada. Nas câmaras de anpontar-e-disparar a objectiva por vezes está protegida por uma tampa deslizantes quando não está a utilizá-la.

• Os filtros de protecção mantêm a parte frontal da objectiva livre de riscos e sujidade.

• Os filtros polarizadores circulares eliminam os reflexos de vidros, água e outras superfícies reflectivas, escurecem céus azuis e melhoram a saturação das cores. Se optar por um filtro polarizador linear não pode utilizar o foco automático. Uma vez que estes filtros bloqueiam uma parte da luz, as exposições aumentam em cerca de 2 ou 3 incrementos (stops) – trata-se do factor do filtro.

• Os filtros Skylight reduzem as dominantes azuis que normalmente aparecem quando fotografa assuntos à sombra ou em dias luminosos.

• Os filtros UV absorvem a luz ultravioleta e reduzem o efeito do nevoeiro quando fotografa paisagens ou planos aéreos.

• Os filtros de densidade neutra (ND) diminuem a quantidade de luz que entra na câmara para que possa utilizar velocidade de obturação longas, ou aberturas maiores, em condições de luz intensa. Isso ajuda-o a obter fundos mais suaves em retratos e a capturar melhor quedas de água. Algumas câmaras têm uma função que permite obter o mesmo efeito digitalmente, sem recorrer ao filtro.

• Os filtros de focagem suave suavizam o foco para tornar os retratos mais lisonjeiros e para esbater paisagens ao estilo romântico.

• As lentes para close-up ampliam o assunto sem afectar as definições de abertura.

• Os filtros de conversão de cores permitem-lhe controlar com precisão a forma como captura as cores. Tornam-se desnecessários em câmaras que permitem um controlo rigoroso do balanço de brancos.



quinta-feira, 4 de maio de 2017

Produtos da 3dfx

A 3dfx foi a primeira fabricante a lançar um chipset de vídeo 3D que fosse capaz de gerar imagens de boa qualidade, justamente o chipset Voodoo, utilizado na Monster 1 e em várias outras placas.

Durante mais de um ano, a 3dfx foi a líder absoluta no mercado de placas 3D, até outros fabricantes como a Nvidia começaram a lançar produtos equivalentes ou até mesmo superiores, criando uma competição acirrada.

Infelizmente, a alguns meses atrás, a 3dfx acabou sendo comprada pela Nvidia, depois de alguns anos operando no vermelho. Com isto, a produção das placas Voodoo foi encerrada, mas ainda é possível encontrar alguns modelos à venda, sobras de estoque. Alguns fabricantes vem divulgando planos de licenciar a arquitectura dos chips VSA-100, usados nas placas Voodoo 4 e 5 e lançar versões a serem utilizadas em placas de baixo custo.

De qualquer forma, produzidas ou não, as placas da 3dfx já fazem parte da história da informática, não podendo ficar de fora deste livro.

De um modo geral, as placas da 3dfx são as melhores em termos de compatibilidade, tanto com os jogos, quanto com as placas mãe. São as únicas que suportam a API Glide e as únicas que não apresentam incompatibilidade com algumas placas socket 7. Durante muito tempo, a 3dfx também foi a única entre os grandes fabricantes a produzir placas de vídeo 3D em versões PCI.

Existem muitas placas mãe com vídeo onboard e sem slot AGP, outros fabricantes começaram a explorar o mercado de placas PCI, lançando placas com chipsets Nvidia TnT e GeForce MX em versão PCI, quebrando a exclusividade da 3dfx.

Quanto aos defeitos, também temos vários: os chipsets Voodoo 2 e Voodoo 3 não possuem alguns recursos importantes, como o suporte a grandes texturas e imagens 3D com 32 bits de cor e consequentemente ficam devendo um pouco em termos de qualidade de imagem, enquanto as placas Voodoo 5, especialmente a Voodoo 5 6000, possuem um óptimo desempenho aliado a uma excelente qualidade de imagem, mas em compensação são bem mais caras que as concorrentes de desempenho semelhante. Como disse, não existem placas perfeitas.

in Manual de Hardware Completo
de Carlos E Marimoto



terça-feira, 2 de maio de 2017

O Caderno de Campo

Todos os observadores de aves levam consigo um pequeno caderno para tirar notas e registar as suas observações. Não devemos confiar na nossa memória, pois passado algum tempo, será de todo impossível recordar com exactidão de todos os pormenores observados. De um modo geral o ornitólogo, observa, examina e anota.

Durante a observação de campo, é essencial registar no caderno de campo, todos os aspectos relevantes (ex: detalhes de identificação, comportamentos,
desenhos e esboços da ave, local, data, hora, habitat, etc.) para posterior comparação ou mesmo confirmação da observação em literatura especializada.

Assim sendo o caderno de campo deve ser o suficientemente pequeno para ser transportado num bolso de casaco, sempre acompanhado de um lápis.

inGuia de Observação das Aves