O acesso à Internet em banda estreita, através de linha telefónica, só se justifica para utilizações pontuais. Actualmente, o ADSL e o cabo não são as únicas tecnologias de banda larga disponíveis. Com a recente introdução das redes móveis de terceira geração (3G) e terceira geração e meia (3.5G), pode contratar serviços móveis com velocidades semelhantes às dos operadores fixos. Além disso, pode usá-los em qualquer lado.
Escolher o fornecedor
Saiba escolher entre as empresas com o serviço de banda larga.
Contratar o serviço
A forma mais usual de aderir a um serviço é através da compra de um kit de ligação. Trata-se de pacotes fornecidos pelos operadores com o equipamento necessário para fazer a ligação, o software para instalar, o manual de uso e um código de activação. Antes de instalar, deve pedir a adesão ao fornecedor de acesso (via telefone ou Internet), utilizando, para tal, o código de activação.
Equipamento mínimo
● Computador
● Modem ou router
● Linha telefónica ou ligação por cabo à rede do fornecedor
● Assinatura do serviço de acesso
Escolher o fornecedor
Saiba escolher entre as empresas com o serviço de banda larga.
- Disponibilidade do serviço na sua área de residência.
No sítio de cada fornecedor, preencha uma caixa com o número de telefone de casa, no caso do ADSL, a freguesia ou o código postal para o cabo e móvel. - Custo da mensalidade.
- Está relacionado com a velocidade de ligação. Em geral, as ofertas no fixo variam entre 256 Kbps e 25Mbps, e no móvel de 384Kbps a 3.6Mbps. Se o serviço tiver qualidade, a velocidade de 1 ou 2 bps é suficiente para a maioria dos casos. Uma velocidade superior é aconselhável para quem efectua muitos downloads. Os fornecedores referem-se sempre a velocidades máximas. Mas a média da navegação será inferior (com sorte, ronda 75% do valor anunciado).
- Também deve estar atento ao tráfego incluído. Se pretende efectuar muitas transferências de ficheiros, opte por um serviço com um limite elevado, porque, por norma, o tráfego excedente tem um custo bastante elevado.
- Verifique se o serviço oferece happy hour. Trata-se de um ou dois períodos nas horas de menor
- utilização, onde o tráfego não é contabilizado. Alguns serviços cobram um valor adicional.
- Além da mensalidade, é necessário comprar o equipamento e, por vezes, pagar uma taxa de activação. Outras despesas: por exemplo, na ligação via ADSL, tem de possuir uma linha telefónica.
Contratar o serviço
A forma mais usual de aderir a um serviço é através da compra de um kit de ligação. Trata-se de pacotes fornecidos pelos operadores com o equipamento necessário para fazer a ligação, o software para instalar, o manual de uso e um código de activação. Antes de instalar, deve pedir a adesão ao fornecedor de acesso (via telefone ou Internet), utilizando, para tal, o código de activação.
Equipamento mínimo
● Computador
● Modem ou router
● Linha telefónica ou ligação por cabo à rede do fornecedor
● Assinatura do serviço de acesso
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