Assim chamado porque o visor é independente da objectiva. O assunto é visto através de um sistema óptico montado em separado em que aparece enquadrada a cena da área coberta pela lente. Este tipo de objectiva é o que costumam usar as câmaras compactas que tem visor, nas quais não é necessário focar.
VISOR REFLEX
A imagem projectada no sensor pela objectiva está de cabeça para baixo e invertida lateralmente. O visor reflex utiliza um espelho para a por de cabeça para cima e um pentaprisma (bloco de cristal de cinco faces, três delas prateadas) ou um pentaespelho, para corrigir a inversão lateral. Por isso o fotógrafa vê a cena na sua posição real. No momento do disparo o espelho se levanta e deixa passar a luz para o sensor.
Este é o tipo de visor que levam as câmaras DSLR, também chamadas reflex por esta razão.
FIABILIDADE DOS VISORESO ecran LCD é o visor mais fiável em termos de corte, já que o aparece no ecran é exactamente o que será recolhido na foto. Sem dúvida este método não é o mais fiável no que toca á focagem, já que não tem a nitidez suficiente para ver se os objectos estão correctamente focados. Igualmente não é fiável quanto à exposição, já que se alteram facilmente com o excesso de luz ambiente. No caso de muita luz veremos as imagens escuras no ecran e ao vê-las no nosso computador as veremos muito mais brilhantes e claras.
O visor directo é o menos fiável dos três, já que tem um problema chamado paralelax, acentuado nas fotografias em que o assunto está próximo da câmara. Tal como mostra a imagem, consiste em que a imagem visualizada através do visor não coincide com a imagem focada pela objectiva. Exagerei-o um pouco, mas pode ver-se como ainda que tenhas enquadrado bem o cavalo com o visor directo (em azul), a imagem que a objectiva regista é outra (em vermelho), e podem não coincidir exactamente.
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